Administrador/Plataforma

ADMIN / Plataforma - Caixa de alerta de erros - Erro de Conexões

Em determinados ambientes o ERP estava a emitir alertas de erros (erros de conexões). Este problema ocorreu devido a uma falha de compilação no update, que foi corrigida em conformidade apesar de não ter qualquer impacto funcional para o utilizador.

Adm/Plt \ EventPublication

Disponibilização dos eventos EmpresaAberta e TerminarSessão no POS, de forma a que seja possível por customização subscrever esses eventos, executando rotinas após o login do utilizador, ou ao terminar sessão.

A subscrição dos eventos é feita através anotações, conforme exemplo abaixo:

Public Event EmpresaAberta As EventHandler(Of EventArgs)
-->Invocado sempre que se abre empresa (ocorrer ao mudar de utilizador)

Public Event OnTerminarSessao As EventHandler(Of EventArgs) 
-->Invocado quando se termina a aplicação

 

ADMIN/PLT \ Importador de dados via saft - Geração de documentos de venda

No caso de existir uma fatura a importar que contivesse uma linha com a tag "DebitAmount", a aplicação importava essa linha a positivo quando seria esperado a negativo, ficando desta forma o documento importado com os valores errados.

 

Admin\Criação de Nova Empresa

No backoffice, ao criar uma nova empresa com país sede PT, a partir da janela de edição de empresas, estava a ser erradamente apresentado no separador "Informação fiscal" o campo de configuração do "Regime da empresa", aplicável apenas a empresas com país sede Colômbia.

 

ADMP \ Integrador OffLine - Importação de vendas com artigos menus discriminados

Apesar de no ficheiro exportado conter os campos “IntIdMenu” e ”fltMenuOriginalQuantityPart” estes não eram importados.

 

ADMP \ RGPD \ Acesso à informação - Listagem

Através da janela de Acesso à informação, o utilizador passa a ter a possibilidade de visualizar em formato pdf a informação passível de exportar para os formatos XML ou XSON. O objetivo é mostrar num formato mais "amigável" os dados pessoais e/ou sensíveis que existem na base de dados para uma determinada entidade.

 

ADMP \ RGPD \ Anonimização - Tabela Técnicos

No processo de anonimização, na tabela "Técnicos", o sistema não estava a anonimizar os campos "nome abreviado", "telemóvel" e "data nascimento".

 

ADMP/PLT - Consultas personalizadas

Numa determinada consulta personalizada que devolvesse cerca de 2500 registos, com um "order by" que, se executasse no sql ficava devidamente ordenado, mas na consulta não ficava com a ordenação correta.
Foram efetuadas algumas tentativas de otimização do processo, não sendo assegurado total eficácia uma vez que em sede de testes nunca chegou a ser reproduzido o problema.

 

Ajustes ao ERP para suporte ao RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) | Portugal

Alterações efetuadas no ERP eticadata para dar suporte ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), a que se refere o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 .

As alterações abrangeram os seguintes propósitos:

• Controlo de acessos às informações pessoais e pessoais sensíveis - Foi assegurado que qualquer tabela que possui dados pessoais e sensíveis, está condicionada a permissões atribuíveis por utilizador.

• Registo de acessos às informações pessoais e pessoais sensíveis - Foram incrementados novos eventos à Auditoria do ERP eticadata, nomeadamente ao nível da visualização de registos e da sua classificação como pessoal e sensível. Além disso, o registo em Log na auditoria passa ser obrigatório, sendo possível efetuar uma configuração mínima para responder aos requisitos do RGPD.

• Acesso ou Portabilidade dos dados pessoais a pedido do titular dos dados - A exportação dos dados será disponibilizada num dos dois formatos previstos no RGPD (Json e Xml), sendo que as informações serão registadas associadas aos nomes de tabelas e campos nativos da BD do ERP.

• Anonimização dos dados pessoais a pedido do titulado dos dados - Foi criado um novo processo que permitirá pesquisar no ERP, os dados pessoais de qualquer individuo, indicando para tal, apenas um ou vários dos números de identificação pessoal (NIF, BI/CC, Passaporte, etc.) ou o código de entidade no ERP (cliente, fornecedor, funcionário, etc.). Além disso, foi implementado um mecanismo que permite anonimizar integralmente a base de dados, que poderá vir a ser útil especialmente em situações em que o utilizador tenha de ceder a terceiros a base de dados para diagnóstico de eventuais anomalias.

• Gestão e recolha de Consentimentos - Implementado um processo de emissão e recolha de consentimentos, que passou pelo seguinte:
- Criação de uma tabela para tipificar os consentimentos, isto para que seja possível emitir consentimento para diferentes fins, por exemplo, âmbito comercial/marketing, recursos humanos, etc.
- Emissão dos consentimentos que se baseia na seleção de entidade e do tipo de consentimento a emitir, sendo possível emitir através da ficha de cliente no POS, e do BackOffice a partir da ficha das entidades (clientes, fornecedores e funcionários), ou por opção própria no BackOffice através do menu base.
- Recolha de consentimento - A recolha do consentimento pode ser efetuada através de uma opção no BackOffice (menu base\RGPD) ou de uma APP (GDPR Autorization)

• Análise de registo de operações com dados pessoais e pessoais sensíveis - Criado um processo que permite, de forma ágil, analisar o registo de auditoria às operações com dados pessoais e por quem foram acedidos ou processados, de modo a facilitar a extração das informações necessárias à figura do DPO ou outro qualquer propósito idêntico.

Licenciamento 
• É requerido o CASE válido a 25/05/2018, para ter acesso aos processos que permitem o registo de novos eventos em log, configuração mínima para responder ao requisitos do RGPD e anonimização de dados.
• É requerido o módulo RGPD e" Active CASE", para disponibilizar as funcionalidades: Acesso à informação (acesso ou portabilidade dos dados), gestão e recolha de consentimentos (incluindo o uso da "APP GDPR - Authorization") e Análise DPO.

Para mais informações consulte o Guia de Configuração e Utilização do RGPD .

 

Base \ RGPD \ Consentimentos \ Emissão de Consentimentos

Na janela de "Emissão" de consentimentos, ao selecionar o link para editar o "Tipo Consentimento", a operação não era concluída e a aplicação ficava bloqueava.

 

Base \ RGPD \ Consentimentos \ Emissão de Consentimentos.

Na emissão de consentimentos, após selecionar o "Tipo Entidade", "Entidade" e "Tipo Consentimento", ao "Pré-Visualizar"/"Imprimir" sem gravar, o report era apresentado sem informação. Só era apresentada a informação no report se o registo fosse gravado primeiro e só depois selecionado "Pré-Visualizar"/"Imprimir".

Deverá gravar o registo automaticamente quando selecionar o botão "Pré-Visualizar"/"Imprimir".

 

Base\ Consultas - inserção de valores nos campos de texto dos parâmetros

Nos campos de tipo texto dos parâmetros de uma qualquer consulta, distribuída de base na aplicação, não estava a ser possível inserir mais de cinco caracteres. Passou a ser permitida a inserção de um máximo de 50 caracteres.

 

Consultas - parâmetros de tipo decimal nas consultas personalizadas

Tendo definido um parâmetro de tipo decimal, ao executar a consulta era ignorado o separador decimal, assumindo o parâmetro um valor errado.
Por exemplo: um parâmetro com valor de 8.5, na consulta era interpretado como 85.
Caso se definisse o parâmetro sem nenhum tipo de dados específico, na consulta o valor era indevidamente arredondado.

 

Consultas \ RGPD \ Consentimentos - Entidades sem consentimento

Foi disponibilizada uma nova consulta para permitir ao utilizador saber as entidades que não possuem consentimento ou determinado tipo de consentimento.

Este mapa está disponível apenas para utilizadores que possuam o módulo de licenciamento RGPD.

 

Empresa em modo formação / demonstração

Devido a situações reportadas relacionados com o uso inadvertido da empresa em modo de formação / demonstração, este controlo foi alterado de modo a que os utilizadores apenas por indicação explícita possam indicar a empresa que está em modo de formação / demonstração. Deste modo, é inferido pela aplicação o modo de Formação / Demonstração quando:
- A aplicação estiver em modo demonstrativo
- Quando a licença for do tipo "Apresentação / Formação"

A opção disponível na Empresa "Empresa para fins de formação ou demonstração" (separador morada), continuará disponível para que em licenças sem restrições, o utilizador possa indicar que a empresa é para testes ou fins de formação.

 

Integrador Off-line\ Integração da tabela de Artigos - importação da informação dos artigos alternativos

Ao importar a tabela de artigos estava primeiramente a remover a informação dos alternativos em todos os artigos, e depois só preenchia essa informação para alguns dos artigos importados (aqueles que constavam como alternativo "principal"), originando perda de informação.

 

Licenciamento \ Número da porta por defeito da proteção (4752)

O setup de instalação, quer a opção seja por atualização ou nova instalação, passou a atualizar o ficheiro Protec.Ini, com a porta 4752, que é o número da porta por defeito para a V18.
Esta alteração de comportamento vai assim assegurar que os utilizadores, depois de reiniciar a serviço de proteção, continuem a usar normalmente a aplicação com a nova porta e não a antiga, cujo serviço já estaria desativado (no caso de ter existido uma atualização).

Após entrar no site de administração antes de licenciar clicar na "chave" que está à frente do nome do servidor (por defeito: localhost) e no campo "Porta" alterar de 4750 para 4752, verificar que tem algum IP selecionado (por defeito: Todos) e clicar em baixo em Gravar, depois reiniciar o serviço do protecv18 (botão do canto superior direito).
Voltar ao administrador e licenciar.

 

Recursos Humanos \ Descarga GRH para Contabilidade \ - Contas reflexão vs centros de custo

O processo de descarga para contabilidade passou a reconhecer o ponto de interrogação (?) definido no campo Ficha de Repartição da conta, quando esta estivesse configurada como conta de reflexão de uma outra conta.

Esta implementação é genérica no processo de descarga, pelo que, para além da descarga de recursos humanos, esta alteração foi também estendida ao processo de descarga de comercial.

 

RGPD - Emissão de consentimentos \ Pré-visualização / Impressão

O mapa suporte à emissão de consentimentos apresentava o nome da empresa remetente com um valor fixo, quando devia apresentar a designação que consta da ficha da empresa.

 

RGPD - Licenciamento \ Linha basic vs Anexos digitais

De base a linha basic não tem acesso aos anexos digitais, mas uma vez que é possível adicionar o módulo de RGPD, esta linha passou a disponibilizar esta funcionalidade.

Deste modo, o acesso à opção de anexos digitais na linha basic, está condicionado à existência de licença para o módulo RGPD, mantendo-se indisponível caso não tenha este módulo.

 

RGPD \ Anonimização \ Anonimização parcial de informação de uma entidade

Passa a ser possível anonimizar parcialmente informação de determinada entidade, nomeadamente aquela que não necessita de ser retida por um período de tempo por imposição legal e/ou fiscal.

Poderá obter informação sobre os critérios de anonimização, através do Guia de Configuração e Utilização do RGPD .

 

RGPD \ Anonimização das tabelas Clientes_VD e Fornecedores_CD

As entidades genéricas passaram também a ser anonimizadas, sendo todo o conteúdo anonimizado exceto o NIF uma vez que é chave do registo. 
A informação anonimizada não se restringe apenas às tabelas de clientes ou fornecedores genéricos, mas também a todas as tabelas que usam este tipo de entidades, pelo que, caso se verifiquem as condições de anonimização, os documentos que contenham essas entidades serão também anonimizados.

Para mais informações consulte o Guia de Configuração e Utilização do RGPD .

 

RGPD \ Anonimização de informação - Restrição temporal

Foi introduzida uma restrição ao processo de anonimização de modo a impedir a anonimização de entidades que possuam documentos/movimentos registados há menos de 10 anos.

 

RGPD \ Consentimentos - Ajustes à APP "DPGR - Authorization"

Passou a ser possível visualizar na APP a informação pessoal básica do cliente que promove o consentimento. 

Deste modo, no passo em que é visualizado o consentimento, junto ao nome, surge um botão que permite apresentar a seguinte informação pessoal: NIF,Nome, Morada, Código Postal, Localidade, Telefone/Telemóvel e email.

Para mais informações consulte o Guia de Configuração e Utilização do RGPD .

 

RGPD \ Consentimentos - Botão de atalho na tabela de contactos

A tabela de contactos passou a ter um botão de atalho para a janela de emissão de consentimentos, tal como existe, por exemplo, na tabela de clientes.

 

RGPD \ Consentimentos - Informação por defeito nos tipos de consentimento

O processo de atualização passou a inserir exemplos de consentimento na tabela de tipos de consentimento, em base de dados com país sede Portugal.

Nota: Os registos apenas serão inseridos caso os respetivos códigos ainda não existam na base de dados.

 

RGPD \ Consentimentos \ Ajustes ao report base

O report disponibilizado de base para emissão de consentimentos foi ajustado, tendo sido acrescida a seguinte informação: NIF,Nome, Morada, Código Postal, Localidade, Telefone/Telemóvel e email.

 

RGPD \ Consentimentos \ Emissão Consentimentos - Permissões

Apesar de definidas as permissões para emitir consentimentos, a aplicação apenas estava a permitir a emissão de consentimentos a utilizadores supervisores e administradores.

Para além do correção do erro, este processo foi reestruturado pelo que a tipificação de consentimentos e emissão passaram a ter a permissões autónomas e com todas as características aplicável a este tipo de janelas (inserir, alterar, remover, listar).

 

RGPD \ Consentimentos \ Tipos de Consentimentos - Seleção do report (*.rdl)

A aplicação não estava a permitir selecionar um report com uma designação diferente da disponibilizado de base.

 

RGPD \ Suite \ Terceiros - hospedes e entidades

A navegação nas tabelas de Terceiros - Hóspedes e Entidades - não estava a registar a visualização no Log.

 

RGPD Consentimentos \ Gestão de consentimentos nas tabelas Clientes_VD e Fornecedores_VD

Passou a ser suportada a emissão de consentimentos para entidades genéricas. Com efeito, qualquer janela de introdução de documentos que suporte entidades genéricas, passam a dispor da função de emissão de consentimentos, que poderá ser usada não só para entidades genéricas como para entidades de ficha.

Para mais informações consulte o Guia de Configuração e Utilização do RGPD .

 

RGPD\ Acesso à Informação / Anonimização - disponibilização de novos tipos de entidades

Nas janelas de acesso à informação e de anonimização de dados foram disponibilizados dois novos tipos de entidades passíveis de serem exportadas/anonimizadas: Profissionais de saúde (GRH) e Condutores.

 

Suite \ Mapas Oficiais \ SEF - Enviar BA ao SEF

A opção de emitir o mapa para o SEF não se estava a posicionar na respetiva consulta, obrigando o utilizador a selecionar a consulta a partir das consultas disponíveis, mas com isto deixava de ter a opção "Enviar BA ao SEF" disponível na ribbon.

 

Comercial

Base\ Consultas\ Mapas\ Intratsat - erro ao calcular/emitir

Por vezes, em cenários não identificados, ao calcular ou emitir o mapa de intrastat dava o erro: "99999 - Order by items must appear in the select list if the statement contains a UNION, INTERSECT or EXCEPT operator...".

 

Base\ Utilitários\ Configuração de Etiquetas/Listagem de Artigos - novo campo de formato do código de barras

Na configuração das etiquetas e da listagem de artigos foi disponibilizado um novo campo para seleção do formato de código de barras, a utilizar na apresentação do código de barras dos artigos incluídos na etiqueta/listagem.
Caso não seja definido um formato na configuração da etiqueta/listagem, é usado o formato por defeito definido na ficha da empresa.

 

Base\ Utilitários\ Emissão de etiquetas de artigos - etiquetas com preços / emissão sem filtros

Ao emitir etiquetas, caso a etiqueta contivesse informação de preços, se não fosse definido qualquer tipo de filtro, não estavam a ser impressas quaisquer etiquetas.

 

Base\ Utilitários\ Exportação SAF-T PT - Erro na geração do ficheiro / nome da empresa com plica

Caso o nome da empresa contenha plica, ao gerar o ficheiro SAF-T dava o erro impeditivo: "99999 - Incorrect syntax near ' AS CompanyName, UPPER(CASE WHEN ( IsNull(MAX(Header.BusinessName),')=' ) THEN ' 
Unclosed quotation mark after the character string ' )) ) AS Header GROUP BY AuditFileVersion '. "

 

Base\ Utilitários\ Exportação SAF-T PT\ Portaria nº302/2016\ Vendas em regime de bens em 2ªmão - linhas com quantidade a zero

Caso existissem vendas em regime de bens em 2ª mão contendo linhas de artigos com quantidade a zero, ao gerar ficheiro dava o erro impeditivo: "99999 - Divide by zero error encountered".

 

Comercial \ Ligação à contabilidade - Fichas de repartição nas famílias

Na descarga para a contabilidade, por vezes, não estava a ser gerado o movimento de centro de custo que estivesse definido na família.

A situação ocorria quando os artigos tivessem mais de uma família associada, e as famílias que não tivessem centro de custo preenchido tivessem esse campo a vazio em vez de NULL. A query foi corrigida de forma a tratar os dois casos.

 

Comercial \ Conversão de documentos

Tendo parametrizado os tipos de documentos Guia de Transporte e Fatura a movimentar stock, pelo processo de duplicação de documentos de venda com conversão o documento de venda gerado, embora não gere (e bem) o movimento de stock, estava a ficar com o campo "Mov_Venda_Lin.bitNaoMovStk" com o valor 0 quando seria esperada 1, tal como ocorre no processo similar de integração de documentos.

Este problema ocorria em documentos de compras e de vendas.

 

Comercial\ Descarga on-line para a Contabilidade - documentos com retenção / alteração da conta de retenção

Ao efetuar a descarga para a Contabilidade de um documento com retenção de IRS/IRC, caso se altere na janela de descarga a conta de retenção previamente parametrizada, não estava a ser atualizada a informação relativa à retenção, nomeadamente a rubrica, tipo de rendimento e taxa.

 

Comercial\ Introdução de Compras / Stocks - lançamento de artigos com descrição curta (1 caracter)

Ao gravar um documento de compra, em que um dos artigos continha na descrição apenas 1 caracter, a aplicação não executava a gravação nem devolvia qualquer mensagem de erro. No mesmo cenário mas na introdução de stocks, ao gravar apresentava mensagem impeditiva sem texto.

 

Pela base de dados alterar a descrição desses artigos para pelo menos dois carateres.

 

Comercial\ Janela de descarga para a Contabilidade - posicionamento da janela

Não estava a ser guardado o último posicionamento da janela de descarga da Comercial para a Contabilidade, pelo que por vezes a janela aparecia "descentrada".

Comercial\ Janela de descarga para a Contabilidade - replicação das descrições

Estando configurado (na ficha da empresa) para replicar descrições nos lançamentos da contabilidade, na janela de descarga da Comercial para a Contabilidade, se fosse alterada uma descrição numa linha que tinha gerado replicação para outras linhas, essa alteração não estava a ser repercutida nas linhas seguintes.

 

Compras/Vendas\ Edição de documentos - mercado da entidade / alteração do mercado da subzona

Ao consultar/editar um documento de compra/venda existente, caso o tipo de mercado da subzona da entidade tivesse sido alterado após o seu registo, o campo do mercado (no separador "Entidade" do cabeçalho) era indevidamente atualizado para o tipo de mercado definido atualmente nessa subzona, em vez de apresentar o que tinha ficado guardado originalmente no documento.

 

Compras\ Conversão de Compras - recuperação de documentos anulados

Na conversão (em série) de documentos de compras, se para o número externo indicado para o documento a gerar existisse no exercício atual um documento do mesmo tipo, com o mesmo número externo que estivesse assinalado como anulado, a aplicação estava a gerar o documento substituindo indevidamente o que se encontrava anulado, independentemente da secção e da entidade em causa.
No processo de conversão de compras passou a não ser efetuada a reutilização de documentos, mesmo que se encontrem anulados, e a impedir a conversão de documentos, caso exista um documento com o mesmo número externo para o mesmo fornecedor.
De forma semelhante, na conversão (em série) de vendas passou a não ser permitida a recuperação de documentos anulados, pelo que essa opção (no 3º passo) passou a ser ocultada.

 

Compras\ Mapas\ Análise de Encargos - mapa com agrupamento por Artigo/Documento

Caso existissem documentos de encargos com mais do que uma linha para o mesmo tipo de encargo associada ao mesmo documento de compra, ao emitir o mapa com agrupamento por artigo/documento não estava a apresentar valores nas colunas da quantidade e do valor líquido.

 

Financeira \ Avisos de Vencimento \ Tipo de Aviso - Enviar Email

Na emissão de avisos de vencimento, ao selecionar um tipo de aviso diferente do primeiro da lista da combo, caso o primeiro tipo de aviso (AV1) não tivesse a configuração para 'Enviar e-mail' ativa, não era feito o envio de email, apesar de o tipo de aviso selecionado ter o envio de e-mail ativo.

 

Financeira \ Efetivação de Liquidações Diferidas

Ao efetivar liquidações diferidas, gerados com valor por conta, era devolvido o erro "99999 - A conversão da cadeia '' para o tipo "Integer" não é valida.

 

Financeira\ Liquidações / Efetivar liquidações diferidas - liquidação com valor por conta / cliente com retenção de IRS

Ao efetuar uma liquidação efetiva ou ao efetivar uma diferida que liquidasse documento(s) pendente(s) e em simultâneo gerasse valor por conta, caso o cliente estivesse configurado para efetuar retenção de IRS/IRC, ao gravar estava a dar a mensagem impeditiva: "50000 - Totals wrong, please check the conditions of sale and purchase".

 

GCE - Integração de Orçamentos nas Encomendas - Data de Entrega (linhas)

Ao fazer a integração de um orçamento numa encomenda, em que tenha sido definida data de entrega nas linhas dos artigos, a data de entrega indicada não estava a ser refletida nas linhas do documento destino, assumindo as linhas da encomenda, em vez disso, a data do sistema.

 

GCE - Vendas - Morada Linha 2

Ao efetuar uma venda, se fosse indicada uma entidade de ficha que tenha a linha de morada 2 preenchida e depois no separador entidade se indicasse uma nova entidade VD (criando uma nova ficha), o cabeçalho do registo de venda na BD ficava com a morada da linha 2 preenchida referente à entidade de ficha.

 

GCE - Vendas\Mapas\Extrato de Vendas

Ao emitir um extrato de vendas com documentos integrados pelo integrador offline, se esses documentos tivessem sido emitidos a consumidor final e/ou apenas tivessem preenchido o número de contribuinte, o extrato de vendas não conseguia agrupar corretamente esses documentos.

 

GCE : Tabelas\Artigos\Referências : Duplicar referências

Ao duplicar uma referência, a aplicação não estava a apresentar os campos relativos às taxas de iva associadas à referência preenchidos.

 

GCE \ Conversão de documentos de compra com opção de resumir ao artigo ativa

Ao converter documentos de compra com a opção ativa "resumir ao artigo", era gerado erro de syntax.

 

GCE: Contratos vs Data próximo processamento

Passa a ser possível, mediante nova permissão, alterar a data de processamento de todo um contrato ou de apenas alguns dos seus itens (artigos a faturar).
Para tal, foi criada uma nova permissão de utilizador, "Alterar data de próximo processamento", associada à opção de edição de contratos.
A data de próximo processamento, do contrato é agora apresentada no cabeçalho do contrato.
No separador de Artigos a Faturar, passa a ser igualmente apresentada a data de próximo processamento para cada uma das linhas da grelha.
Para alterar a data de processamento de um item, basta definir na respetiva linha a nova data de processamento para essa linha.
Para alterar a data de processamento de todo o contrato, basta definir uma nova data de próximo processamento no cabeçalho do contrato, sendo essa data aplicada a todas as linhas de artigos a faturar.
Sempre que um utilizador alterar a data de próximo processamento do contrato, essa ação é registada no histórico do contrato.

 

GCE: Número de telefone em report VNDDocumento.rdl personalizado

Caso fossem adicionados os campos "Mov_Venda_Cab_strCVDTelefone" ou "Tbl_Clientes_strTelefone" ao report VNDDocumento.rdl, ao imprimir o report não era apresentado o número de telefone.

 

POS - Descarga para a Contabilidade da sessão de caixa - agrupamento dos movimentos

Estando configurados os documentos de fecho de caixa e de devolução de vendas para discriminar na Contabilidade, caso fossem lançados recebimentos (configurados para não discriminar), ao efetuar a descarga para a Contabilidade da sessão de caixa, se todos os documentos descarregassem para o mesmo diário, o movimento associado ao documento de fecho estava indevidamente a incluir as devoluções de vendas.

 

Report de vendas - Informação Contabilística

Nos reports de vendas, tendo uma via configurada para imprimir informação contabilística, quando o documento era emitido em regime de bens em 2ª mão, não estava a ser apresentado no report o resumo de IVA.

 

Stocks\Inventários - Acerto de Stock - Números de Série

Ao efetuar o acerto de inventário para artigos que gerem ou geriram números de série, ao zerar o stock no inventário tendo estes stock negativo, ao efetuar o acerto de inventário surgia um erro relacionado com os números de série.

 

Tabelas\ Artigos\ Armazéns\ Editar Armazéns - efetuar gestão de localizações / alteração do stock do armazém

Quando se ativava a opção de gerir localizações num armazém já existente e com movimentos de stock efetuados, os movimentos não ficavam afetos à nova localização criada, e a posição de stock para o armazém em causa ficava a zero.

 

Tabelas\ Artigos\ Editar Artigos - Cálculo automático do preço de venda / margem

Quando estivesse ativa a opção "Calcular Preços de Venda em Editar Artigos e Editar Referências" em “Configurar Tabela de Preços”, e na ficha do artigo os preços venda fossem calculados com IVA incluído, ao alterar o valor da linha de preço de venda, a aplicação estava a calcular erradamente a margem.

 

Tabelas\ Entidades\ Vendedores\ Editar Vendedores - penalizações por atraso na liquidação

Na grelha de penalizações por atraso na liquidação (no separador "Penalizações"), se fossem inseridos e gravados valores com casas decimais nas colunas da penalização, em percentagem ou valor, após voltar à edição do vendedor verificava-se que os valores tinham sido arredondados.

 

Tesouraria\ Movimentos Reais\ Descarga para a contabilidade - Abertura da janela

Ao gravar movimentos de tesouraria que descarreguem para a contabilidade, caso o movimento contabilístico a gerar tivesse alguma anomalia, a janela de descarga estava indevidamente a ser aberta quando estava configurada para não o fazer.

 

Vendas - Duplicação de documento com relacionamento / preenchimento do documento a que reporta em novas linhas

Ao duplicar com relacionamento uma venda para um documento de tipo nota de crédito, as linhas dos artigos ficavam corretamente com o campo do documento a que reporta preenchido, mas se fosse acrescentada mais uma linha de artigo, ao preencher o documento a que reporta dessa linha não estava a ser mostrado qualquer documento para associar.

 

Vendas - integração de encomendas com desdobramento de lotes / condições de venda das linhas "desdobradas"

Tendo ativo o desdobramento automático de lotes, caso na encomenda não estivesse indicado o lote, ao fazer a sua integração era efetuado corretamente o desdobramento de lotes em várias linhas, mas só a primeira linha mantinha os preços e descontos definidos na encomenda, as restantes linhas perdiam as condições de venda do artigo e a indicação do documento de origem.

 

Vendas \ Duplicação de documentos - Não aplicação do desconto de cabeçalho

Ao duplicar documentos, independente do processo, as linhas duplicadas não ficavam afetadas pelo desconto de cabeçalho. 

Esta situação ocorria apenas no caso de em compras ter sido movimentado artigos que não afetem desconto de cabeçalho e, mesmo nestes casos, não se manifestará se o documento a duplicar tiver sido gerado na V18.

 

Vendas \ Integração de documentos - Erro ao comunicar documento de transporte (Erro 1)

Caso o documento de transporte fosse gerado através de um processo de integração, por vezes, ao gravar/comunicar o documento surgia o erro AT (Erro1). Este problema ocorria caso o documento criado tivesse uma linha de texto na primeira linha do documento e se o documento fosse gerado pelo processo de integração numa operação com efeito de devolução.

 

Vendas/Liquidações\ Documentos com regularização de IVA - descarga para a contabilidade / preenchimento da data do documento regularizado

Quando o documento de venda/liquidação movimentava a Contabilidade e estava parametrizado para gerar conta de IVA, ao gerar o movimento contabilístico não estava a ser preenchida a coluna com a data do documento regularizado na(s) linha(s) referente(s) à conta de IVA, só preenchia a data para a(s) conta(s) de incidência.

 

Vendas\ Introdução de documentos de vendas - recuperação de documentos suspensos em exercícios anteriores

Tendo efetuado a suspensão de documentos em exercícios anteriores ao atualmente aberto, não estava a ser possível efetuar a sua recuperação dado que não apareciam na lista de documentos suspensos, nem era apresentada a mensagem a questionar a recuperação após selecionar um cliente que tinha esses documentos em suspenso.

 

Vendas\ Introdução de vendas - documentos com descarga para a Contabilidade / alteração da moeda

Tendo contabilidade on-line, e com o movimento contabilístico gerado para o documento de venda, se posteriormente fosse alterada a moeda do documento sem efetuar o câmbio de valores, o movimento para a Contabilidade permanecia indevidamente com a mesma moeda.

 

Vendas\ Processamento de Avenças - Geração de documentos com base em vendas em regime de IVA de caixa

Caso o documento origem da avença fosse uma venda em regime de IVA de caixa, em que o IVA se encontrava vencido, ao processar a avença o(s) novo(s) documento(s) gerado(s) ficava(m) indevidamente marcado(s) como tendo o IVA vencido.

 

Vendas\ Processar Avenças - preenchimento do local de carga/descarga

No processamento de avenças, nos documentos de venda gerados não estava a ficar preenchido o local de descarga, e o local de carga ficava sempre preenchido com o inserido no documento de origem. Ambos os campos passaram a ser sempre recalculados e preenchidos automaticamente, de acordo com a respetiva configuração do tipo de documento de destino.

 

POS

Gourmet Mesas / Tipo de Artigo Menu Discriminado - Impressão para cozinha duplicada na fatura

Quando se lançava um artigo do tipo menu discriminado e a seguir se imprimia um doc. de conferência, ao efetuar o pagamento era impresso indevidamente um talão de cozinha.

 

Menus | Possibilidade de detalhar ou não os componentes ao enviar para a impressora de serviço/monitor de cozinha

Passa a ser possível sinalizar para cada um dos componentes se este, quando enviado para impressora de serviço/monitor de cozinha, será enviado detalhado (os seus próprios componentes) ou apena o componente em si.
Passa também ser possível sinalizar que o artigos ou componente deve ser impresso também nos restantes pedidos (quando múltiplos) como informativo. (sinalizado com ** ARTIGO **).
Passa igualmente a ser possível selecionar se o artigos será impresso com o menu, enviado para a impressora de sua configuração ou mesmo não imprimir.
Para tal, na configuração de artigos/componentes, no separador FrontOffice\Impressões, surgem agora os seguintes novos parâmetros de configuração de impressão:
1) a checkbox "Enviar como informativo para todos pedidos", por defeito desmarcada e sempre disponível;
2) a combo "Em menus" com 3 opções: "Enviar conforme menu"; "Enviar conforme artigo" e "Não enviar", por defeito está selecionada a 1ªopção "Enviar conforme menu";
3) a checkbox "Detalhar componentes", por defeito selecionada, disponível apenas para artigos de inventário e/ou transformação, e quando a combo "Em menus" for diferente de "Não enviar".

 

Monitor de Cozinha - alteração da cor dos comentários

De forma a tornar os comentários mais destacados, atualmente apresentados a cinzento, a cor dos comentários foi alterada para roxo.

 

Monitor de Cozinha\ Painel informativo - possibilidade de definir o tamanho ocupado no ecrã

Passou a ser possível definir, em termos percentuais, o tamanho a ocupar no ecrã pelo painel informativo da área das mesas. 
Para tal deve inserida no ficheiro ".ini" do monitor de cozinha, em "Geral", a seguinte parametrização:
MainAreaPercentage = ##, onde ## pode variar entre 20 a 90 (em valores inteiros), como por exemplo: MainAreaPercentage = 80.
Caso seja inserido um valor inválido (fora do intervalo permitido), a parametrização é ignorada e usado o tamanho por defeito.

 

POS - Impressão de Menus com componentes

Em menus discriminados em que os componentes fossem de inventário e não discriminar, na linha de componentes do menu estava a imprimir o código do artigo em vez da descrição.

 

Pos \ Fecho de Caixa \ Descarga para a Contabilidade - Sessões em edição - IMPORTANTE

Ao colocar a sessão em edição (no back-office), um dos movimentos ficava indevidamente com o visto de anulado e as linhas a zero. 

Importante Este update corrige o problema, no entanto, caso o utilizador anteriormente tenha efetuado a operação de colocar a sessão de caixa em edição, deverá efetuar novamente a descarga de movimentos de POS, a partir da opção de Diagnóstico de Descarga para a contabilidade, com a indicação de incluir movimentos já descarregados.

 

POS \ Front Office - Recebimentos

Ao efetuar o recebimento no POS, com opção de atribuir automaticamente os pendentes a liquidar (e apenas neste caso), ao gravar o documento era apresentada a mensagem "O campo tipo doc. de encargos não pode ser nulo".
Se porventura estivesse configurado o documento de encargos no documento de liquidação (campo "") estava a ser gerado o documento de venda (de encargos) com o mesmo valor do valor recebido.

 

POS \ Front Office \ Performance ao pagar uma mesa e/ou transferir de mesa

Foi melhorada a performance das operações pagar mesa e transferir mesa, para bases de dados muito grandes.

 

POS | Configurações | Perfil de Interface | Barra de Botões | Pedidos de Mesa | Pag. Parcial

Passa a ser possível adicionar também à Barra de Botões de Pedidos de Mesa a opção de Pagamento Parcial.

 

POS | Consultas | Famílias\Artigos

Foi corrigida a query da consulta do POS "Famílias/Artigos" que estava a excluir os artigos vendidos na data de fim.
Foi igualmente corrigido o mapa de vendas POS de Artigos Vendidos que estava a incluir os artigos vendidos via ERP. 

NOTA: As várias consultas no POS podem devolver totais diferentes conforme o tipo de consulta efetuada.
Por exemplo, as consultas de Postos, Funcionários e Vendas têm em conta o Total do documento, ou seja, contabilizam acertos, irs, outros…
Já as consultas de Artigos e Famílias/Artigos calculam os valores pelas linhas, e nestas duas consultas ainda podem haver diferenças, pois a consulta de artigos mostra totalizadores próprios para acertos e outros, que caso tenham valores vão dar um total diferente do total da consulta de famílias/artigos, visto esta não ter esses totalizadores de acertos e outros.

 

POS | Editar Clientes - Desconto %

No POS, ao editar a ficha do cliente não estava a ser apresentado o 'Desconto (%)' definido na ficha da entidade no BackOffice, mas aplicava o desconto ao fazer a venda.
No entanto, caso se criasse ou editasse o cliente no POS e atribuísse uma percentagem de desconto, esta não ficava gravada e não aplicava qualquer desconto ao cliente.

 

POS Front-Office - Disponibilização da opção de usar vales de desconto na janela de pagamentos

De modo a permitir o uso dos vales de desconto nos pagamentos, independentemente do tipo de posto em causa, foi disponibilizado um novo botão na janela de pagamentos: "VALES DE DESCONTO". O botão dá acesso à janela para inserção do(s) vale(s) de desconto a usar no pagamento da venda.
Nota: A opção de usar vales de descontos da barra de botões das vendas mantém-se igualmente disponível e com a mesma funcionalidade.

 

POS Front-Office\ Venda/Pagamento - Pesquisa por número de contribuinte

Na pesquisa pelo campo do número de contribuinte disponível a partir da edição do cabeçalho (no separador "Cliente") ou no pagamento da venda (pelo botão "NIF"), estava a mostrar os clientes inativos e apresentava todos os clientes, mesmo sendo de um tipo de entidade diferente do(s) indicado(s) no posto.
Adicionalmente, na janela de pesquisar contribuintes passaram a ser mostrados e selecionáveis os clientes "de ficha", tendo sido acrescentada uma nova coluna com o código do cliente. Também foi disponibilizado o filtro para inclusão dos clientes inativos (mostrado mediante permissão do utilizador para incluir inativos nas caixas de seleção de clientes) .

 

POS Front-Office\ Vendas - alteração do preço dos artigos / geração de vale de desconto por promoção

Tendo uma promoção definida para gerar vale de desconto, caso se alterasse o preço do(s) artigo(s) da promoção, o vale era gerado sempre com base no preço calculado pelas condições de venda dos artigos, ignorando o preço inserido manualmente na venda.

 

POS Front-Office\ Vendas - impressão de artigos com números de série / replicação das linhas de artigos

Ao imprimir uma venda que contivesse artigos com gestão de números de série e quantidade superior a 1, as linhas desses artigos estavam a aparecer replicadas, tantas vezes quantas a respetiva quantidade.
O erro só ocorria se fosse usado um "cfdoc" que não apresentasse a informação dos números de série (como por exemplo: "factura.cfdoc").

 

POS Gourmet - Introdução de artigos com comentários

No POS Gourmet, quando na configuração do posto a opção "Inserir nova linha com o artigo" estivesse inativa e a opção "Agrupa linhas de venda" estivesse ativa, ao inserir artigos comentário o cursor não se posicionava numa nova linha, ficando posicionado na linha do artigo principal associado ao comentário que acabamos de escolher. Consequentemente, ao selecionar de seguida outro artigo, este substituía o artigo sobre o qual estava o cursor, em vez de adicionar uma nova linha de artigo.

 

POS: Janela de introdução de NIF simplificada

O POS passa a disponibilizar, a partir da janela de pagamentos, uma nova janela de introdução de NIF simplificada para introdução/seleção do número mínimo de informações necessárias à introdução do NIF : Nº contribuinte (com possibilidade de seleção), Cliente/ Nome (com possibilidade de selecionar cliente) e Morada (Morada, Cód. Postal, Localidade).
A janela simplificada abre clicando no Botão NIF na janela de pagamentos, sendo de acesso livre, i.e, não existe permissão de acesso para abertura da janela.
A janela anterior (edição de cabeçalho) continua acessível através de clique prolongado no botão, sujeita à mesma permissão que já tinha anteriormente.
A nova janela tem comportamento similar ao de editar cabeçalho (na parte de seleção de entidade):
º Permite o recálculo de preços de venda;
º Conversão automática de documento;
º Bloqueio de campos;
º Cliente de ficha ou VD;
º Ajuda nos nomes e NIF's (grelha com valores - Ctrl+espaço ou Enter para selecionar);
º Se no posto estiver sido ativado o TouchScreen, o teclado aparece visível.

 

POS: Possibilidade de efetuar devoluções no GOURMET

Passa a ser possível efetuar devoluções a partir de um posto Gourmet - Mesas.
Para tal, na edição de perfis de interface, passa a estar disponível para a barra de botões de mesas, no grupo Movimento, o botão "Devolução" que pode ser adicionado ao respetivo perfil.
Ao clicar no botão "Devolução" no POS, o comportamento será o mesmo que tem o botão existente no tipo de posto Venda Balcão, ou seja, abre as pesquisas de vendas, onde deve ser selecionada a venda a devolver, e depois efetuar o pagamento. Para retornar à área de mesas, caso não se pretenda continuar, então deve-se clicar em "Outros\Sair".

 

RGPD - Botão de acesso direto aos consentimentos no formulário de pesquisa quando em clientes

Quando o formulário de pesquisas está a mostrar uma lista de clientes, passa a estar disponível um botão para acesso direto ao formulário de emissão de consentimentos.
Ao clicar no mesmo abre a janela de emissão, posicionando-se no cliente selecionado na lista.

Nota: Funcionalidade disponível apenas na presença de licença com RGPD e active case ativo.

 

Vendas \ Mapas \ POS \ Quadro de Gestão de Caixa

O quadro de gestão de caixa, quando agrupado por posto, por vezes, apresentava indevidamente valores na sessão '-1' (sessão multiposto), uma vez que os documentos são gravados por posto mesmo em sessões de caixa multiposto, o que originava duplicação pois já se encontravam quantificados nos correspondentes postos.

 

Vendas\ Mapas\ POS \ Mapas de caixa - valor dos cheques-oferta emitidos

Caso a venda tenha em simultâneo artigos de tipo cheque-oferta e outros que não o são, o valor dos cheques-oferta emitidos apresentado no mapa ficava errado, por estar a considerar o valor total da venda, em vez de incluir apenas os artigos cheque-oferta. 
Neste mesmo cenário de venda, se o pagamento da mesma fosse feito com mais do que um meio de pagamento, o valor dos cheques-oferta emitidos também aparecia incorreto por estar a replicar o valor dos mesmos.

 

Vendas\ Utilitários\ POS\ Envio de dados Balança

No envio de dados para a balança, ao definir o filtro para o "Código do PLU", "De;" "A:", a aplicação enviava os dados de todos os artigos não respeitando o filtro definido.

 

Contabilidade

Base \ Importação de dados via ficheiro SAF-T

Ao fazer a reimportação de um ficheiro que tenha entidades repetidas (apesar do CustomerId serem diferentes), a aplicação gerava erro.

 

Contabilidade \ Importação de movimentos

1) No caso de faltar a tag strCodePlan="CONTAB" (por exemplo) nas linhas do ficheiro a importar, a aplicação passou a inferir por defeito o plano de contas base.
2) No caso de contas inexistentes, se a descrição dessas contas tivessem menos de 50 caracteres, a aplicação não estava a criar novas contas, informando que as contas não eram de movimento.

 

Contabilidade \ Importador de movimentos via SAF-T PT - Importação de documentos com retenção de imposto de Selo em valor (com base na Tag "TaxAmount")

O processo de importação de documentos de vendas, via SAF-T PT, passou a suportar a importação de documentos com retenção de imposto de selo em valor, baseando o seu cálculo na tag "TaxAmount".

 

Contabilidade \ Introdução de lançamentos \ Tecla F11 (Saldar)

A aplicação não estava a posicionar o cursor na conta para saldar (através da tecla F11) porque o critério de posicionamento baseava-se no campo vazio e a linha sem valores apresentava o valor 0,00 (em vez de vazio) que impedia o posicionamento automático do cursor nessa linha, obrigando o utilizador a posicionar-se manualmente antes de premir a tecla F11 para Saldar o movimento.
A alteração passou por repor o comportamento anterior de manter limpo o campo de valor nas linhas que ainda não tiverem atribuídos os respetivos montantes.

 

Contabilidade \ Lançamentos - Número do documento

Caso fosse atribuído manualmente o número ao documento, após gravar o lançamento, por vezes, a aplicação estava a zerar o numerador do documento, quando devia propor o último número gravado acrescido de um.
 

 

Contabilidade \ Lançamentos - Validação de alterações no exercício anterior

A validação impeditiva que existe na janela de lançamentos e de apuramento do IVA, para situações em que o utilizador altere informação no exercício anterior sem efetuar a repassagem de saldos foi ajustada de modo a que o impedimento apenas ocorra caso exista não só movimentos de abertura, gerados pelo processo de passagem de ano, como também exista a ação de apuramento de resultados.
Na prática, a validação impeditiva no exercício ativo, ocorre se o utilizador efetuar alterações no exercício anterior mas apenas se nesse exercício já tenham sido efetuadas as operações de apuramento de resultados e de passagem de saldos.

 

Contabilidade \ Lançamentos \ Gravação de Movimentos da CTE

Ao gravar movimentos através da janelas de lançamentos, por vezes, gerava o erro: 99999 - A conversão do tipo 'DBNull' para o tipo 'String' não é válida.

 

Contabilidade \ Mapas \ Contabilidade - Extrato de Conta - Planos alternativos

Ao emitir extrato de contas com base num plano alternativo, ocorria um erro e o mapa surgia vazio.

 

Contabilidade \ Mapas \ Modelos Oficiais \ Modelo 3 (IRS) - Modelo em vigor em 2018 | Portugal

Ajustados os formulários de acordo com as especificações técnicas atualmente em vigor e que se traduziram no seguinte:
- Alterações à folha de rosto e anexos A, B, e C
- Nos campos compatíveis está garantida a transposição da informação do modelo anterior para o novo modelo
- A geração de ficheiro encontra-se disponível tendo sido verificada com base na versão do validador off-line atualmente disponibilizado pela AT.

As alterações efetuadas estão disponíveis para os utilizadores com CASE válido em 01/04/2018, não sendo necessário qualquer procedimento adicional de licenciamento para estes utilizadores. 

Nos restantes casos será requerido novo licenciamento para ter acesso à atual versão do modelo.

 

Contabilidade \ Modelos Oficiais em vigor em 2018 - Modelo 22 (IRC) | Portugal

Foram ajustados os formulários de acordo com as especificações técnicas atualmente em vigor e que se traduziram no seguinte:
- Alterações ao rosto e anexos A (períodos de 2015 e seguintes), C, D e E.
- Nos campos compatíveis está garantida a transposição da informação do modelo anterior para o novo modelo.
- O processo de geração de ficheiro foi ajustado de acordo com a versão disponível à data do validador off-line da AT (Autoridade Tributária e Aduaneira).

As alterações referidas estão disponíveis para os utilizadores com CASE válido em 01/04/2018, não sendo necessário qualquer procedimento adicional de licenciamento para estes utilizadores.

Nos restantes casos será requerido novo licenciamento para ter acesso à atual versão do modelo.

 

Contabilidade \ Reconstrução de dados

O utilitário de reconstrução de dados sofreu algumas melhorias de modo a poder resolver outro tipo de situações anómalas, tais como:
- Eliminar espaços que se encontrem no fim do código da conta, situação que originava anomalias na geração do ficheiro SAF-T PT.
- Passou a apresentar numa lista as contas com movimentos inexistentes no plano de contas, em vez de dar um erro.
- Passou também a apresentar contas em movimentos que não são de movimento, que, tal como o anterior, originavam erro na aplicação.

 

Contabilidade \ Tipos de documentos - Outros Credores

Caso fosse criado através do módulo de contabilidade um novo tipo de documento para entidade Outros Credores, nos lançamentos com esse tipo de documento não era preenchido (nem solicitado para preenchimento) o NIF da entidade.

 

Contabilidade SVAT \ Lançamentos - Movimentos sem linhas

A aplicação estava a permitir indevidamente gravar movimentos sem linhas caso o movimento tivesse sido gerado por outro módulo.

 

Contabilidade\ Introdução de Lançamentos - contas com centros de custo / remoção e inserção de novas linhas

Caso o utilizador, após inserir várias linhas consecutivas com contas que têm centros de custo, inserisse uma nova linha (entre as linhas anteriores) com uma conta sem centros de custo, e depois removesse a primeira linha ou a linha imediatamente anterior à nova linha inserida, na grelha de centros de custo ficava uma linha, com a conta da nova linha inserida, que não movimentava os centros de custo.

 

Contabilidade\ Introdução de Lançamentos - Criação de ficha de entidade

Na edição de um movimento criado através da opção de importação via SAF-T PT, se fosse acrescentada uma linha com uma conta de terceiros não existente, criada a conta e indicado o NIF, ao gravar a alteração não estava a pedida a criação da ficha da entidade.

 

Contabilidade\ Janela de Introdução de Lançamentos - Preenchimento obrigatório do tipo de documento configurável por diário

O preenchimento obrigatório do campo do tipo de documento no movimento contabilístico passou a ser configurável por diário.
Para tal, na edição de diários, foi disponibilizada uma nova opção: "Preenchimento não obrigatório do tipo de documento" que não se encontra ativada por defeito. 
Quando a opção está ativa não é requerido o preenchimento do tipo de documento, caso contrário é apresentada mensagem impeditiva sempre que o campo não se encontrar preenchido.

 

Contabilidade\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Declaração Periódica do IVA - quadro 06

Após calcular pela primeira vez os valores da declaração, sem alterar a opção do quadro 06 “Efetuou oper.desta natureza”, que por defeito assinala "NÃO", ao gerar o ficheiro o campo correspondente a essa opção ficava a vazio, originando erro ao validar o mesmo. 

 

Contabilidade\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Declaração Periódica do IVA - tempo de abertura e de recalcular da janela

Na abertura da janela e na operação de recalcular foi efetuada uma otimização ao nível da performance, para redução do tempo de execução das referidas operações.

 

Contabilidade\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Modelo 22 (IRC)\ Folha de rosto - período de tributação / data de início de atividade

Na folha de rosto, no quadro 01, no preenchimento da data de início do período de tributação não estava a ser considerada a data de início de atividade (inserida na ficha da empresa), ficando preenchida sempre com 1 de Janeiro.
A data de início passou a ser preenchida com a de início de atividade, caso esta se enquadre no ano a que respeita a declaração, e automaticamente ativado o campo 7 (declaração do período de início de atividade) do quadro 04.2.

 

Contabilidade\ Modelos Oficiais (PT)\ Declaração Periódica do IVA - Anexo de regularizações do campo 40 / Quadro 1-A

A Portaria 166/2018, de 8 de Junho, introduziu alterações às instruções de preenchimento do Anexo de regularizações do campo 40, nomeadamente em relação ao Subquadro 1-A do quadro 1, relativo a regularizações a favor do sujeito passivo, por aplicação do disposto no nº 2 do artigo 78º do Código do IVA.
A alteração está relacionada com a coluna da data de emissão, que passa a ser a data do documento de regularização ao invés da data do documento regularizado, isto é, em vez da data da fatura passará a ser calculada para esse campo a data da nota de crédito.
O ERP foi atualizado em conformidade, passando a preencher a referida coluna com a data do movimento quando se tratar do campo referente ao nº2 do artigo 78º. Nos restantes números (nº3 e nº6) mantém-se o atual comportamento de usar a data do documento regularizado (indicada nas linhas do movimento).

 

Contabilidade\ Reconciliação de Movimentos - Recolha de extrato / descrição com plica

Caso o ficheiro do extrato bancário a importar contivesse plica na descrição dos movimentos, a aplicação dava erro na recolha do ficheiro.

 

Contabilidade\ Utilitários\ Encerramento de meses - plano de contas extenso / demora ao encerrar

Quando o plano de contas é extenso (na ordem de centenas de milhar de contas), a operação de encerramento de meses era muito demorada devido à validação da existência de taxonomias com saldos contranatura, tendo sido otimizado o seu tempo de execução.

 

Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via E-Fatura - importação de nomes com plica

Ao efetuar a importação a partir de ficheiro ".csv", caso existisse uma linha com um nome de entidade que contivesse uma plica, a aplicação só importava os movimentos anteriores a essa linha e ignorava as linhas seguintes.

 

Contabilidade\ Utilitários\ Importador de movimentos via SAF-T PT - dados de entidades com plica

No caso dos campos da morada, localidade ou código postal de uma entidade conter uma plica, no último passo após confirmar a importação dava o erro: "99999 - Incorret syntax near 'L'."

 

Contabilidade\ Utilitários\ Reconstrução de Dados - erro ao executar com meses encerrados

Ao fazer a reconstrução de dados, caso existissem meses encerrados, dava o erro: "99999 - EtiErrorBD_MovCteCab00002_000000000".

 

CTE - Reconstrução de dados - Mensagem de erro

O utilitário de reconstrução de dados quando existem contas em movimentos e essas contas não existem no plano devia identificar essas contas em vez de devolver uma mensagem de erro que não indica o motivo ao utilizador.

 

CTE \ Contabilidade - introdução de lançamentos

A aplicação não estava a respeitar a tipificação pré-definida na configuração dos tipos de documento da CTE. Quando colocávamos o valor na primeira linha e de seguida se premisse a tecla "enter", a aplicação em vez de se posicionar na linha seguinte saltava para a ultima linha vazia.

 

CTE \ Importação de movimentos via saft vs Retenções

No caso de existirem documentos de venda ou liquidações, em que no ficheiro saft não tenha a tag "WithholdingTaxType", a aplicação gerava erro ao importar. Foi acrescida na configuração a possibilidade de indicar por defeito o tipo de imposto retido (IRS,IRC ou IS).

 

CTE \ Importador de movimentos saft

Quando existiam lançamentos que movimentavam conta de caixa com NIF (FS e FR), no processo de importação, a aplicação emitia mensagem se pretendia criar ficha de entidade.
Neste caso passaram a ser criados os respetivos clientes genéricos com os elementos que constam no ficheiro SAF-T PT.

 

Contabilidade \ Importador eFatura - Tipos de documentos

No importador de movimentos eFatura, passou a ficar disponíveis para selecionar todos os tipos de documentos criados na contabilidade e que não têm indicação de gerados por outros módulos.

 

CTE\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Declaração Periódica do IVA\ Anexo de regularizações do campo 40 - erro no diagnóstico / meses encerrados

Na janela de diagnóstico do anexo de regularizações do campo 40, tendo meses encerrados no período a que respeita a declaração, ao confirmar o acréscimo de movimentos sem número de contribuinte, dava o erro impeditivo: "99999 - EtiErrorBD_MovCteCab00002_0000000000".

 

Tabelas \ Outras Tabelas \ Municípios - Atualização das taxas de Derrama referentes ao exercício de 2017 | Portugal

Foram atualizadas as taxas da derrama na tabela de municípios. Estas taxas estão de acordo com o referido no ofício circulado nº 20198/2018, de 21 de Janeiro, e referem-se ao exercício de 2017, sendo cobradas em 2018 (junto com o modelo 22).

As novas taxas são inseridas de forma automática pelo processo de atualização de dados, não sendo necessário ação adicional por parte do utilizador.

 

Investimentos

Investimentos - Suporte a períodos de tributação diferentes do ano civil

A aplicação de investimentos foi revista de forma a suportar as operações em contexto de períodos de tributação diferentes do ano civil, nomeadamente no que ser refere aos processos de depreciações, revalorizações, alienações e abates, descarga para a contabilidade, entre outros.

 

Recursos Humanos

GRH - Ações SST / Ações de Formação

Nas Ações SST e Ações de Formação, se fosse alterado o estado de uma ação para "Realizada" e de seguida clicássemos em "Fechar a Acção", a aplicação gravava o fecho com o estado anterior, não permitindo posteriormente anular esse fecho.
Os Botões de Fechar Ação e Anular Fecho passaram a ficar indisponíveis caso seja um novo registo ou caso a ação tenha alterações por gravar.

 

Mapas \ Oficiais \ Mapa da Segurança Social vs Falta parcialmente remunerada

O mapa para a Segurança Social passou a deduzir ao tempo trabalhado as faltas com perda de remuneração pela proporção do tempo de falta e não por completo como estava anteriormente.

 

Processamento de Salários\ Processamento com faltas fixas - dias do subsídio de alimentação

Tendo processamento a 30 dias e marcada uma falta fixa para o mês completo, se o abono do subsídio de alimentação fosse descontado pela falta, ao processar o vencimento estava indevidamente a calcular dias de subsídio.

 

Rec. Humanos \ Processamento \ Bloqueio de Processamento concorrencial

Para garantir a coerência dos dados de processamento, passou a permitir efetuar apenas um processamento, gravação de simulação ou remoção de processamento em simultâneo.

Assim, ao efetuar um processamento, efetivar uma simulação ou remover processamento, caso já esteja em curso um outro processamento (ou remoção de processamento) passou a ser apresentada uma mensagem a informar o utilizador que já está em curso outro processamento, para aguardar e tentar novamente.

 

Rec. Humanos \ Processamento Periódico ou Desfasado - Mapa Seg. Social: Mês das Remunerações

Caso o tipo de processamento fosse Mensal Desfasado ou Periódico com data de inicio de um mês e data de fim do mês seguinte, no mapa da Seg. Social, apresentava o mês anterior.

 

Rec. Humanos\ Processamento \ Remover Processamento - Bloqueio da aplicação ao abrir a janela

Por vezes ao aceder à janela de "Remover Processamentos" a aplicação bloqueava.

 

Recursos Humanos (PT)\ Carregar Cartões\ Emissão de suporte magnético - disponibilização por consulta de novo formato "CGD - CAIXA BREAK"

Estando a configuração do carregamento de cartões efetuada para consulta com extensão "TXT", na janela de carregar cartões passou a ser disponibilizada a configuração "Transferência Cartão Pré-Pago Caixa break" para emitir o suporte magnético.

 

Recursos Humanos \ Abono em valor x dias trabalhados vs férias gozadas

O tipo de abono em valor x dias trabalhados passou a considerar os dias de férias, caso estejam marcados no período a processar.

 

Recursos Humanos \ Listagem de Registo de Pessoal

Ao emitir a "Listagem de Registo Pessoal" para determinado funcionário, o valor de descontos está a ser mal calculado, uma vez que estava incluir indevidamente o montante referente às faltas, tendo a situação sido corrigida em conformidade.
Além disso, procedeu-se ainda uma outra alteração em relação às faltas que passou a apresentar a indicação de horas, para não se confundir com um valor.

 

Recursos Humanos \ Mapas \ Mapas Oficiais \ Mapa Segurança Social - Mapa Resumo (PT)

Tendo um funcionário de baixa prolongada no mês de processamento mas em que se tivesse lançado nesse mês uma falta por baixa (doença por exemplo), com data efeito referente ao mês anterior, o mapa resumo do suporte magnético não considerava essa falta originando incoerência de valores entre este mapa e o próprio mapa da Segurança Social e respetivo ficheiro.

 

Recursos Humanos \ Utilitários \ Descarga para a Contabilidade - Distribuição dos valores das contas com com vários NITs | Colômbia

No processo de descarga de GRH para a contabilidade foram efetuadas as seguintes correções:
1 - Ao descarregar para a Contabilidade, caso existissem valores diferentes por NIF para a mesma conta, o valor apurado ficava errado e ao transportar o somatório para a linha do movimento contabilístico este valor (errado) provocava desbalanceamento do movimento.
2 - Na janela de detalhes o total era apresentado sem casas decimais, situação que também podia originar desbalanceamento após transportar o somatório para a janela principal do movimento.

 

Recursos Humanos\ Consultas\ Listagem de registo de pessoal - não discriminação das faltas

Na listagem de registo pessoal, caso existissem várias faltas do mesmo "tipo" referentes a um mesmo período de processamento, estavam a aparecer agrupadas numa só linha com a mesma data (do processamento). 
A listagem passou a discriminar todas as faltas registadas no lançamento de faltas e incluídas em processamentos, apresentando a data da falta.

 

Recursos Humanos\ Processamento de Salários - pagamento de turno no subsídio de Natal por duodécimos a 50%

Ao processar o subsídio de Natal por duodécimos a 50%, com inclusão do pagamento de turno mas sem a opção de ser proporcional (configurada no abono do subsídio), o valor pago para o turno no recibo do subsídio de Natal não era calculado corretamente, apresentando um valor errado.

 

Recursos Humanos\ Processamentos\ Remover Processamentos - remoção de processamento parcial

Ao remover um processamento parcial apresentava a mensagem: "Registo Alterado por outro Utilizador" e não efetuava a remoção.

 

Recursos Humanos\ Renovação de Contratos - ajustes diversos

No processo de renovação de contratos foram feitos diversos ajustes no sentido de ser tratado como um "prolongamento" de contratos e não como a realização de novos contratos. Para tal foram efetuadas as seguintes alterações nas janelas de:

- Renovação do Contrato
. Os títulos das colunas e campos que referiam "novo contrato" passam a referir "renovação".
. Ao selecionar o tipo de contrato atual é automaticamente preenchido o campo do contrato de renovação com o mesmo tipo de contrato.
No caso de se tratar de uma empresa com país sede Portugal, o campo do contrato de renovação assume o tipo de contrato atual e fica bloqueado, não podendo ser alterado.
. Ao efetuar a renovação deixa de ser apresentada a mensagem: "Poderá existir a necessidade de efetuar novo Registo de Vínculo para o(s) trabalhador(es) com contrato renovado". Esta alteração é aplicável apenas para empresas com país sede Portugal.

- Edição/Ficha do Funcionário
. Ao alterar a data de início de contrato deixou de apresentar a questão sobre se houve renovação de contrato, passando a mostrá-la ao mudar a data de fim de contrato, para uma data superior à existente.
. Quando se responde afirmativamente à questão da renovação, é feito o lançamento no registo de pessoal, ficando registada a data de fim de contrato indicada e a data de início da renovação com a data de fim anterior acrescida de um dia. 
Ao nível da comunicação com a plataforma base da segurança social deixou de apresentar a mensagem a questionar sobre o registo do vínculo e a não efetuar o registo de vínculo (aplicável apenas para empresas com país sede Portugal).

 

Recursos Humanos\ SST\ Ações SST - data de fim da sessão

Na primeira vez que se adicionava um funcionário e se associava a sessão, o campo interno da data de fim da sessão ficava erradamente com a data atual, em vez de guardar a data referente à sessão selecionada, obrigando a ter de alterar novamente o campo para que ficasse com a data correta.

 

Recursos Humanos\ Utilitários\ Modelos de Documentos de Funcionários\ Gerar Documentos - Filtros não considerados

Ao gerar os documentos de um determinado modelo não estava a ter em conta os filtros estabelecidos, pelo que gerava documentos para todos os funcionários existentes.

 

Tabelas \ Funcionários - Alteração da data de fim de contrato vs evento criado para os FCT

A alteração da data de fim de contrato deixou de criar o evento para comunicar aos Fundos de Compensação do Trabalho, uma vez que esta ação pode não ser comunicável. Não obstante, caso surja uma alteração a este campo em que haja necessidade de efetuar a comunicação, o utilizador terá de a efetuar a partir da própria janela de comunicação dos Fundos de Compensação.

Para mais informações consultar o respetivo Guia de Configuração e Utilização .

 

Apoio Pós-Venda

APV \ Entrega faturação

No caso de se ter definido na ficha da empresa no separador APV, para não definir vendedor no doc de venda, ao gerar um documento de venda pelo APV, a aplicação não preenchia o vendedor, mas estava a calcular na mesma a comissão.

 

APV \ Orçamentos - Repetição de "Orçamentos de apresentar a pagador"

Ao gravar um documento de orçamento não certificado, duplicado a partir de um documento de orçamento certificado pela opção "Repetir Registo", surgia uma mensagem de erro com o texto ''Já existe um documento () com a mesma chave SAF-T PT ()''.

 

APV\ Introdução de Reparações/Assistências - associação de contrato sem termo

Quando se associava à reparação um contrato sem data de validade definida (com duração sem termo), ao gravar dava a mensagem impeditiva: "A data de validade do Contrato associado já foi ultrapassada!".

 

APV\ Reparação - acesso à janela de introdução de entrega/faturação / filtro das reparações

Na janela de reparação, estando a OR fechada, se fosse usado o botão de gerar/atualizar movimento para proceder à entrega/faturação, 
a janela de introdução de entrega/faturação era aberta com o filtro pelo cliente da OR mas apresentava todas as reparações fechadas de todos os outros clientes. Além disso, após assinalar como entregue a reparação pretendida, ao gravar dava a mensagem impeditiva "A Reparação já se encontra em entrega\faturação!".

 

Consultas \ APV \ Listagem de Instalações

Disponibilizada uma nova consulta personalizada que permite listar as instalações de equipamentos.
Filtros por: Identificador (de/até); Cliente; Cliente Pagador; Equipamento (de/até); Datas de instalação (de/até); Técnico de instalação.
Disponibilizado igualmente o respetivo report associado - APVMapaInstalacoes.rdl

 

Tabelas\ APV\ Equipamentos\ Ficha de Equipamento - acréscimo da informação dos componentes/acessórios

A ficha de equipamento passou a apresentar a informação dos componentes/acessórios, de acordo com a opção de vista selecionada na janela do equipamento (últimos ou todos).

 

Rent-a-Car

Autogest \ Rent-a-car \ Processos - Alteração de cliente

Se num processo de Rent-A-Car existente (gravado), fosse alterado o Cliente do processo, no separador "Docs. Venda" não era atualizado o Cód. Entidade (cliente).
Consequentemente, se não fosse alterado um qualquer item do processo que afete os valores a pagar, i.e, que force o recálculo do doc. venda, o documento de venda era emitido para o cliente errado (o cliente inicial).

 

Autogest\ Processos RAC - alteração do seguro / recálculo dos valores a faturar

Após atribuir um seguro (por exemplo, super CDW), caso se alterasse o número de dias do aluguer, não estava a ser recalculado o valor do seguro na linha a faturar.
Além disso, caso a classe tivesse para o tipo de seguro indicado franquia e/ou caução, ao atribuir o seguro também não estava a atualizar os respetivos valores da franquia e de caução.

 

Autogest\ Processos RAC - Processo com tabela de preços e condições particulares / dias a faturar

Quando um processo tinha associada uma tabela de preços com diversas condições particulares, o período de aluguer da viatura abrangia mais do que uma condição dessa tabela de preços, e o fator de arredondamento da faturação fosse 1, estava indevidamente a ser lançado um dia a mais para faturar.

 

Autogest\ RAC\ Processos RAC - Documento de venda emitido para cliente "VD"

Quando a entidade do processo era um cliente "VD", ao efetuar a faturação, caso fosse usado um documento de tipo fatura simplificada, ficava gerado apenas com a indicação de "Consumidor final", sem número de contribuinte.

 

Autogest\ Rent-a-Car\ Processos RAC - Alteração da data de entrega após faturação / recálculo das linhas faturadas

Quando se inseria ou alterava a data de entrega após já ter sido efetuada a faturação, era alterada de igual forma a data de início do aluguer e, caso esta mudança originasse a alteração do número de dias do período de aluguer, as linhas faturadas eram indevidamente recalculadas.
De forma a não permitir que a data de entrega influencie o cálculo do período de aluguer e respetiva faturação, a data indicada na entrega passou a ser considerada a efetiva e a não afetar a data de início do aluguer.
Por outro lado, na inserção da data da entrega passou a ser feita validação, podendo dar mensagem impeditiva (a indicar que não pode ser feita com antecedência), quando for menor que a data de início mais o período de tolerância.

 

Autogest\ Rent-a-Car\ Processos RAC - anulação da devolução de caução / movimento de tesouraria

Tendo-se efetuado a devolução da caução com geração do respetivo movimento na tesouraria, se fosse retirado o visto na opção de devolver caução para anular a devolução, ao gravar o processo o movimento de tesouraria não era removido e ao voltar a devolver a caução, o movimento era gerado novamente na tesouraria, originando a replicação do mesmo.

 

Autogest\ Rent-a-Car\ Processos RAC - anulação da liquidação com uso de caução / descarga para a Contabilidade e Tesouraria

Quando a caução era utilizada como meio de pagamento da liquidação, ao efetuar a anulação da liquidação, a aplicação não anulava o movimento da devolução da caução na tesouraria nem o gerado para a Contabilidade.

 

Autogest\ Rent-a-Car\ Processos RAC\ Janela de procurar viaturas - viaturas disponíveis

Tendo, ou não, definida uma consulta personalizada para a disponibilidade de viaturas (na ficha da empresa), a janela de procura de viaturas invocada a partir dos processos nem sempre apresentava todas as viaturas disponíveis.

 

Tabelas \ Autogest \ Tabelas de Preços - Copy / Paste de linhas de detalhe

Passam a estar disponíveis, no menu de contexto das grelhas da janela de edição de tabelas de preços de rent-a-car, opções para copiar / colar linha(s) de detalhe:

- Copiar Linhas
- Colar Linhas
- Colar em todas as Classes

 

Tabelas \ Autogest \ Tabelas de preços - Foreign Key validação das classes

Ao aceder à janela de edição de tabelas de preços, estava a ser devolvido o erro não tratado: "99999 - Não é possível ativar esta restrição, uma vez que nem todos os valores têm valores principais correspondentes.", quando na tabela de condições particulares da tabela de preços, o campo de classe de aluguer tivesse um valor inválido, isto é, não existisse esse tipo de classe.

 

Tabelas\ Autogest\ Tabelas de Preços - inclusão das condições particulares na emissão da tabela

Na emissão da tabela de preços passaram a ser também apresentadas as condições particulares definidas nas classes da tabela.

 

Frotas

Autogest\ Mapas\ Frotas\ Imputação de Custos/Proveitos - erro ao selecionar um grupo de custo/proveito nos parâmetros da consulta

Nos parâmetros da consulta, ao selecionar um grupo de custo/proveito ocorria o erro: "DataController - GetQueryParamDataList EtiConnNetBD - DataReaderOpen 9999 - Unclosed quotation mark after the caracter string [....]".

 

Oficinas

Autogest : Recolha de Tarefas - Scroll da descrição

Se uma OR tivesse uma descrição com várias linhas (mais de 7 linhas), na Recolha de Tarefas ao chamar a OR aparecia a descrição com o scroll (à direita), mas não era possível fazê-lo deslizar para conseguir ler as linhas mais abaixo.

 

Autogest \ Introdução de Orçamentos de Oficinas| GT Motive - Criar /atualizar estimativa

Ao obter um orçamento a partir do GT-Motive, na opção "Criar /atualizar estimativa", para uma viatura mais recente (i.e., cujo xml já foi construído de acordo com a nova versão do GT-Motive disponibilizada ao público a 2 de Maio), ao voltar ao ERP surgia a mensagem de erro "Existe um erro no documento XML (1, 17153).".

 

Autogest \ Oficinas \ Orçamentos - Gt Motive \ Melhoria na integração / agrupamento dos tempos e valores de materiais de pintura

Por opção passa a ser possível agrupar todos os "materiais" de pintura numa só linha de material no erp eticadata. Isto é, quando no Gt Motive forem registadas mais que uma peça a pintar (exemplo: capô + guarda lamas + para choques), a descarga passa a agrupar todos os tempos e valores de materiais de pintura, sendo lançados numa só linha com os valores de resumo destes materiais. Anteriormente apenas era possível cada peça definir uma linha de material distinta.
Para o efeito foi criada na configuração do GT Motive, um novo parâmetro para indicar se o operador quer agrupar os materiais de pintura e qual o código de artigo a usar para esses casos.

 

Consulta personalizada: AO - Viaturas para Revisão

Na consulta do aviso de Viaturas para Revisão (AO - Viaturas para Revisão) em alguns casos dava um erro de "não foi possível desserializar a resposta do mesmo!".
Foi alterada a formatação do campo "intanofabrico" que estava formatado como texto para "valor(Inteiro)" e redistribuída a consulta alterada.

 

Oficinas\ Orçamentos\ Integração Gt Motive - passagem dos descontos percentuais de "grupo" por tipo de serviços/materiais

Ao fazer a integração da estimativa GT Motive nos orçamentos de oficinas, os descontos percentuais de "grupo" indicados no GT Motive (em Estimativa\ Identificação do veículo\ Descontos) para mão-de-obra e peças eram transformados e gerados como descontos em valor, e os referentes a pintura não eram passados.
Todos os descontos de "grupo" referidos (de mão-de-obra, peças e pintura) passaram agora a ser integrados nos orçamentos como desconto de linha 2 nas respetivas linhas de serviços e/ou materiais.

 

OR - Anulação de Ordens de Reparação

A aplicação estava a permitir anular ordens de reparação com movimentos de stock com data anterior à data de fecho de stocks.

 

Orçamentos - Acesso à opção de criar orçamento no Gt Motive

Passou a ser possível criar uma estimativa através do GTMotive antes de gravar o orçamento, pelo que o correspondente botão passou a ficar ativo ainda com o registo em novo.

 

Stands

(Secção vazia)

 

 

CRM

CRM - Agenda/Outlook

Depois de criada uma entrada na Agenda de um compromisso/reunião, e no agendamento ter colocado uma "Recorrência", se posteriormente na Agenda fosse alterada, p.e., a data de uma ocorrência, a alteração à ocorrência não estava a ser refletida na agenda e por vezes criava uma nova entrada para a nova data, mantendo o registo da data anterior.

NOTAS IMPORTANTES:
- A agenda do CRM suporta ocorrências posteriores à seguinte e antes da anterior, mas o outlook NÃO e nestes casos será lançada uma mensagem ao utilizador indicando que o outlook não permite a data proposta e a actualização deste registo no outlook fica "perdida".
- Ao remover uma atividade no Outlook não é possível refletir a remoção na agenda do CRM por limitação técnica.
- Se tivermos uma atividade recorrente na qual tenha sido alterada uma ou mais ocorrências individuais dessa atividade, se posteriormente alterarmos a série no lado do erp, no erp as ocorrências que foram 'individualizadas' não são alteradas, mas no lado do outlook todas as ocorrências assumem as alterações à série; no caso de a alteração à série ser feita do lado do outlook, tanto no lado do outlook como no lado do erp todas as ocorrências são alteradas e assumem as alterações à série.

 

CRM - Atividades - vários endereços de email

Se tivéssemos configurado uma atividade para enviar email para dois ou mais destinatários e usássemos o separador ; (ponto e vírgula) seguido de um espaço antes do endereço de email seguinte, o email apenas era enviado para o primeiro endereço.

 

CRM - Modelos / Tipos de Atividades com anexos digitais associados

1. Quando um Modelo tem Anexos digitais associados, deixa de ser possível alterar o Tipo de Atividade que lhe está associado.
2. Quando um Tipo de Atividade já tiver sido utilizado para guardar anexos, deixa de ser possível alterar o Anexo que lhe está associado (separador 'Configurações' da janela de edição de Tipos de Atividades).

 

CRM | Outlook \ Atividade - Formatação da assinatura.

Ao sincronizar um email no Outlook para passar a controlar atividade, se a formatação da assinatura não respeitasse a sintaxe HTML standard, ao abrir a atividade no ERP a aplicação deixava de responder.

 

SUITE - Gestão de Hoteis

Suite - Configuração da ligação ao POS

Foi reformulada a configuração da ligação POS\Suite para que a mesma seja mais simples.
Se a empresa do POS for a mesma do SUITE, a definição do endereço de serviço e do login de autenticação passa a ser opcional.

1) No backoffice na edição da ficha de empresa, em 'POS/Gourmet\Suite', passa a ser possível indicar que a Base de dados é comum com o módulo Suite, e nesse caso, o endereço, utilizador do erp e respetiva password deixam de ser necessários, ficando por isso os respetivos campos desabilitados.
2) No Configurador Suite, o Exercício deixa de ser necessário, passando a ser obtido pela data atual (aplicável quer seja ou não a base de dados comum).
3) No Configurador Suite no separador Ligação POS, na área do POS, a ligação passa a ser configurável à semelhança do descrito para o backoffice no ponto 1.

NOTA: Para além das configurações a nível do POS que se pretende que sejam apenas no Posto, apenas será necessário configurar a Secção e o encargo a lançar, nos Parâmetros Suite do Estabelecimento (ou no Configurador Suite).

 

Suite - Discriminar encargos do POS

Quando a base de dados do POS for comum com o Suite, passa a ser possível configurar a empresa para que as linhas lançadas na conta do hóspede provenientes do POS sejam discriminadas conforme o documento do POS.
Para tal, na edição da ficha de empresa, no nó 'POS/Gourmet\Suite', deve ser selecionada a configuração "Base de dados comum com o módulo Suite" e o Tipo de integração "Respeita o detalhe do documento".
Neste caso, uma vez que a bd é comum, não é necessário configurar o serviço, como acontecia anteriormente. Nesta configuração, deixa também de fazer sentido a configuração de encargos na Ligação POS/Suite, na ficha do Artigo, encontrando-se por isso a respetiva grelha inativa.

- Sendo a base de dados comum, se ainda assim se preferir manter o comportamento anterior, sendo os consumos POS lançados na conta do hóspede como encargos, basta selecionar "Agrupa por tipo de encargo/serviço e/ou encargo do estabelecimento", não sendo igualmente necessário configurar o serviço.

- Se não for selecionada a configuração de base de dados comum, mantém-se o comportamento anterior, sendo necessário configurar o serviço tal como anteriormente.

- Por defeito, ao criar uma nova empresa, irá ficar selecionada a definição de base de dados comum com respeito pelo detalhe do documento.
- Na atualização de dados, mantém-se as definições existentes.

- Estas opções podem igualmente ser configuradas a partir do utilitário de configuração Suite.

- Em qualquer dos cenários, no caso de surgir algum erro no lançamento dos consumos na conta do hóspede, a mensagem de erro passa também a conter com a indicação de que o documento tem de ser lançado manualmente na conta do hóspede.

 

Suite - Permitir mudar as cores do Planning

Passa a ser possível configurar, nos Parâmetros Suite do Estabelecimento, as cores a utilizar por defeito para os diversos estados possíveis para as reservas.
Para além disso, passa a ser igualmente possível alterar na reserva (separador Comuns) a cor que irá estar associada a essa reserva específica, sobrepondo-se esta às cores definidas por defeito para os estados e às cores definidas para a Origem de Mercado, isto é, caso a reserva tenha definida uma cor de fundo, será essa cor a ser apresentada no Planning, independentemente do estado da reserva ou da origem de mercado. Para limpar uma cor previamente definida para a reserva, basta colocar uma cor totalmente transparente.

 

SUITE - Planning - Botão "Entradas" / "Saidas"

No Planning, ao clicar nos botões "Entradas" e/ou "Saídas", o Planning não estava a ser filtrado corretamente.

 

SUITE : Reservas - Gestão de Grupos/Extras e Outras Melhorias

Passa a ser possível fazer a gestão de todas as linhas de uma reserva em simultâneo, bem como de reservas de grupo.

1. Na ribbon de contexto de reservas, no grupo 'Reserva', surge um novo botão "Grupo" a partir do qual é possível aplicar simultaneamente a todas as linhas da reserva a mesma ação, sendo possível:
1.1) Efetuar o check-in de todas as linhas da reserva;
1.2) Efetuar o checkout de todas as linhas da reserva;
1.3) Efetuar o Night Audit Especial para todas as linhas da reserva.

2. No cabeçalho da reserva passa também a ser possível indicar que se trata de uma reserva de grupo, bastando para isso ativar a nova chkbox "Grupo". Assinalando que uma reserva é de grupo:
2.1) Deixa de ser necessário indicar um hóspede de ficha para cada uma das linhas da reserva, passando a ser necessário identificar apenas um hóspede de ficha, sendo que para as restantes linhas apenas será necessário indicar o nome;
2.2) No separador Hóspedes deve ser indicado um Hóspede Titular (hóspede de ficha) e ao fazê-lo, as diárias associadas ás restantes linhas da reserva passam a ser transferidas para a linha de reserva do hóspede titular.

3. Deixa de ser possível o lançamento de extras para datas anteriores à data do último Night Audit da reserva.

4. Na Atribuição de Alojamentos, passam a ser apresentados apenas os alojamentos que não se encontram atribuídos, para uma mais fácil seleção dos mesmos.

5. Na lista de seleção de entidades, passa a estar disponível a opção de “Incluir Inativos” tal como existe noutras listas.

6. Foram igualmente corrigidos alguns comportamentos defeituosos que se verificavam anteriormente:
6.1) Quando se acedia à conta para efetuar a faturação, ao voltar à reserva não era possível efetuar o checkout logo de seguida, sendo apresentada uma mensagem de que existiam contas abertas, i.e., não estava a ser feito o refresh da reserva;

 

6.2) Na janela simplificada de criação de hóspede, não era possível gravar um hóspede em dois postos em simultâneo, porque estava a tentar gravar ambos os registos com o mesmo código, sendo que após gravar num dos postos no outro dava erro. Caso haja conflito, na gravação passa a atribuir o próximo número.

 

Suite \ Channel Manager \ Hotel Runner - Sincronização

Ocorria um erro na sincronização das reservas com o Hotel Runner, para além disso passou a registar os erros no Visualizador de Eventos do Windows.
Todos os comentários que vêm na sincronização da reserva são coletados e guardados no campo "Observações", este campo estava limitado a um tamanho de 500 caracteres, pelo que em alguns cenários não era suficiente, por isso este campo foi aumentado para o máximo possível na base de dados.

 

Suite \ Faturação - Resumir ao artigo

Na Faturação de Entidades e também na Faturação em Lote passou a existir uma nova opção "Resumir ao artigo", para agrupar os artigos na(s) fatura(s) geradas.
Na Faturação de uma conta em particular a opção de adicionar um descritivo de pagamento passou a ter o mesmo comportamento desta nova opção de resumir ao artigo.
Na Faturação de Entidades também passou a ser possível pesquisar a(s) Entidade(s) que se pretende(m) selecionar.

 

Suite \ Mapas \ Gestão \ Mapa Caixa - Secções

Passa a estar disponível um novo parâmetro para filtrar por Secção.

 

Suite \ Mapas \ Gestão \ Relatório de Gestão e Análise Estatística Mensal

Nos mapas Relatório de Gestão e Análise Estatística Mensal não estavam a contabilizar as reservas sem alojamento atribuído.
No mapa Relatório de Gestão também foi adicionado um novo parâmetro ("Valores à Data"), de modo a ser possível comparar os valores do ano anterior também até à data da pesquisa.

 

Suite \ Mapas \ Receção \ Mapa de Refeições - Número de Hospedes

O mapa de refeições, em alguns cenários nomeadamente quando eram inseridos vários hóspedes na mesma linha de reserva, apresentava informação incorreta no número de refeições.
Paralelamente a esta correção foi também introduzida uma melhoria, com a inclusão de um novo parâmetro ("Incluir Sem Ref."), de modo a ser possível listar também os hóspedes que não têm nenhuma refeição prevista.
Além disso o almoço passou a ser considerado no dia de check-in, e não ser considerado no dia de checkout.

 

Suite \ Opção de checkout na Faturação

Ao faturar encargos associados a uma reserva, passa a ser possível efetuar simultaneamente o checkout dessa reserva, desde que todas as contas se encontrem saldadas.
Para isso, basta colocar o novo botão 'Checkout' na posição 'ON' e, ao confirmar o pagamento, é efetuado o checkout, sendo atualizado o estado da reserva no planning e na janela da reserva caso a operação tenha sido invocada a partir desta janela. Caso existam outras contas por saldar não é possível acionar o botão.

 

Suite \ Tabelas \ Origem de Mercado - Cor da Borda/Cor Fundo

Passa a ser possível, na definição de Origens de Mercado, configurar a cor da borda e respetiva espessura, bem como a cor de fundo associadas a essa origem. As reservas associadas a essa origem de mercado passam assim a ser apresentadas no planning com as cores conforme a configuração definida para essa origem de mercado.
Para limpar uma cor previamente definida, basta colocar uma cor totalmente transparente; para limpar a espessura coloca-se a 0 (zero).

 

Suite \ Terceiros \ Entidades - Condições de Pagamento

Passa a ser possível definir, na ficha de Entidade, as "Condições de Pagamento" aplicáveis a essa entidade, deixando de ser necessário aceder à ficha de cliente para configurar esses dados.

 

Suite \ Terceiros \ Entidades - Inativar

Na janela de Entidades passou a ser possível inativar uma entidade, deixando de ser necessário aceder à ficha de cliente para efetuar essa operação.

 

Suite \ Terceiros \ Hóspedes - Leitura de dados do Cartão de Cidadão

A opção de leitura do cartão do cidadão, quando estamos posicionados num hóspede já criado, criava sempre um hóspede novo.
Este comportamento foi alterado em função dos vários cenários possíveis:
1) Se estivermos posicionados numa ficha do hóspede cujo NIF corresponde ao NIF do cartão, os dados do hóspede são atualizados com os dados do cartão;
2) Se estivermos posicionados num hóspede cujo NIF é diferente do NIF do cartão:
2.1) Se já existir uma ficha de hóspede para o NIF do cartão, a aplicação posiciona-se na ficha correspondente e atualiza os dados do hóspede com os dados do cartão;
2.2) Se ainda não existir uma ficha de hóspede para o NIF do cartão, é lançada uma mensagem informando que os dois NIF's não correspondem e perguntando se pretendemos criar um novo registo:
2.2.1) Respondendo 'Sim', é criada uma nova ficha de hóspede;
2.2.2) Respondendo 'Não':
2.2.2.1) Se ainda não tiverem sido emitidos documentos para o hóspede constante da ficha, i.e., se a ficha ainda não tiver o NIF bloqueado, os dados do hóspede da ficha são substituídos pelos dados do cartão;
2.2.2.2) Se a ficha de hóspede já tiver o NIF bloqueado, i.e., se já tiverem sido emitidos documentos para esse hóspede, os dados não são atualizados.

Foi também aumentado o tamanho do campo “Arquivo” do cartão do cidadão, para acomodar textos maiores que o Cartão de Cidadão possa conter.

 

SUITE: Erro ao Desfazer NO SHOW

Caso não existissem alojamentos disponíveis para a mesma data e tipo de alojamento, a aplicação impedia o desfazer o NO SHOW, apresentando uma mensagem de erro com a indicação de que não existiam quartos disponíveis.

 

Suite: Faturação de grupo

Passa a ser possível faturar uma Reserva inteira, i.e., todas as linhas da reserva, de uma só vez.
Na janela da Reserva, clicando no novo botão "Fat. Reserva", abre a Faturação em Lote já posicionada com as contas da reserva devidamente selecionadas, bem como com o documento de venda a pronto, definido nos parâmetros Suite do estabelecimento, já selecionado.

 

SUITE: Reservas - Boletim de Reserva

1) Ao imprimir o Boletim de Reserva, caso a reserva incluísse bebés, a PAX não estava correta - o número de bebés não era apresentado.
2) Para a PAX, o Boletim de Reserva passa a ter em conta o campo “Preço Criança” da tarifa para apresentar o número de crianças por ordem ou por escalões.
3) A opção “Imprimir” (Reserva | Imprimir) passa a imprimir diretamente o boletim, tendo sido criada uma nova opção no menu de contexto (Reserva | Pré-Visualizar) para pré-visualizar o boletim.
4) O Boletim de Reserva passa a apresentar a “Previsão Preço Total” no cabeçalho (devido a constrangimentos de espaço no report o campo fica com a label "Total").
5) As 'Linhas da Reserva' passam a apresentar o número de noites em cada linha de reserva.

 

Suite\ Lançamento de encargos - erro ao lançar / código da moeda

Ao efetuar o lançamento de encargos, caso o código da moeda associada ao valor dos encargos estivesse diferente, ao nível de minúsculas e maiúsculas, do gravado na tabela de moedas, era apresentado um erro impeditivo do lançamento.

 

SUITE\ Reservas oriundas do myallocator - Não integração das reservas

Não estava a ser efetuada a integração das reservas feitas através do channel manager myallocator.

 

Suite\ Tabelas\ Tarifas - erro ao aceder à tabela por desativação da disponibilidade dos encargos/diárias

Se fosse desativada a opção de disponível em hotel na ficha de um artigo associado a encargo ou diária, ao aceder posteriormente à tabela de tarifas dava um erro que impossibilitava a consulta e/ou edição da mesma.

 

GOP - Gestão Obras e Projetos

GOP \ Orçamentos - Melhoria de desempenho

Em orçamentos com muitas linhas, ao gravar o orçamento após executar a operação atualizar plano de pagamentos, a aplicação demorava muito tempo (dando a sensação de bloqueio) a efetivar a gravação. 

A otimização foi também efetuada no processo de reorçamentação.

 

GOP \ Resumo de obra

Foram desenvolvidas duas consultas para apresentar a informação sobre o resumo da obra, nos seu custos, desvios, valores de venda, valores faturados e saldos.
A solução passou por desenvolver duas novas consultas que passaram a estar incluídas no dashboard GOP.

 

Orçamentos - Histórico dos preços de venda das tarefas

Quando estão a ser definidos os valores das tarefas ou os dos recursos dessas tarefas num determinado orçamento, passou a ser possível consultar o histórico dos preços de custo ou de venda das tarefas e dos respetivos recursos noutros orçamentos, através da nova listagem "Histórico de Preços".
 

Orçamentos - Histórico dos rendimentos dos recursos das tarefas

Quando estão a ser definidos os recursos das tarefas de um determinado orçamento, passou a ser possível consultar o histórico dos rendimentos dos recursos dessas tarefas noutros orçamentos, através da nova listagem "Histórico de rendimentos".

 

ePortals (Portais e eCommerce)

(Secção vazia)

 

eMobile

(Secção vazia)

 

 

eMedical

(Secção vazia)

 

Autogest Check In

Autogest \ Auto Check In - Integração de danos nos esquemas

Caso adicionasse várias imagens indicando a descrição dos danos, após sincronização no erp / Ficha Recepção / Esquemas, apenas constava na descrição a primeira linha inserida.

 

 

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