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50486 27/09/2018

Contabilidade \ Utilitários - Importação movimentos via SAFT - Importação de movimentos de Contabilidade para exercício com período de tributação diferente do ano civil

1) A combo que permite selecionar o período a importar, apenas apresentava a lista com os meses correspondentes ao ano de início do exercício, impedindo de importar o exercício completo. (Exemplo: Período Tributação: Set/2017-Ago/2018, a combo apenas listava Set/2017 a Dez/2017).



2) O mês importado (campo IntMes na base de dados) que se baseia na tag "Period" não estava a ser corretamente atribuído, originando sobreposição de registos.

50469 27/09/2018

POS \ Gourmet - Redução de consumo de memória

Foi efetuada uma melhoria na gestão de imagens das salas que possibilita a redução de cerca de 10% no consumo de memória.
50461 27/09/2018

POS Front-Office\ Pedidos de Cartões/Mesas- impressão de pedidos com inclusão do valor a pagar

Caso o ficheiro ".cfdoc" usado na impressão dos pedidos incluísse a informação do valor a pagar, no pedido impresso estava a aparecer erradamente o número da linha do artigo em vez do respetivo valor a pagar.

O problema apenas ocorria em empresas com país sede diferente de Portugal.
50445 27/09/2018

eMedical \ Ajuste ao layout dos modelos de receita médica e modelo de tratamento

Em conformidade com o disposto no Despacho n.º 8809/2018, de 17 de setembro, foram alterados os modelos de receita médica e de guia de tratamento para passarem a conter o logótipo «SNS - Serviço Nacional de Saúde - 40 Anos».



Conforme indicado no ponto 4 do referido despacho: “A adaptação dos sistemas de prescrição eletrónica ao disposto no presente despacho deve ocorrer até 1 de outubro de 2018."
50441 27/09/2018

Tabelas \ APV \ Equipamentos \ Componentes/Acessórios - Grelha com filtro e ordenação

A grelha de Componentes/Acessórios não permitia realizar operações de filtro e ordenação.
50440 27/09/2018

APV/Oficinas\ Orçamentos/Reparações - valor do custo do artigo por colagem de linhas / movimentação a preço de custo

Se fosse copiada uma linha de artigo num movimento de orçamento ou de reparação, ao fazer a colagem dessa linha estava a trazer o preço de custo que lhe estava associado, em vez do preço de custo atual (ou à data do movimento) do artigo.

Também acontecia que, ao ativar a opção de movimentar pelo preço de custo, não estar a ser recalculado o custo atual do artigo, ficando o campo do preço de venda unitário com o valor anteriormente guardado. Ao ativar essa opção passou a ser recalculado e atualizado o preço de custo, atribuindo-o ao preço unitário a faturar do artigo.
50428 27/09/2018

eMedical - Prescrição de medicamentos

1 - Ao efetuar uma prescrição, passa a ser possível mudar a EFR a que a mesma ficará associada na prescrição.

Até agora a prescrição era automaticamente associada à EFR devolvida pelo RNU no momento da submissão, inviabilizando que, por exemplo, em caso de erro de submissão devido à EFR, não fosse possível emitir a prescrição pelo SNS.



2 - A atualização automática dos dados RNU do Utente passa a ser efetuada ao selecionar o Utente para a prescrição e não no momento da submissão da prescrição como acontecia até agora.

Caso haja atualização efetiva da ficha de Utente é apresentada uma mensagem indicativa desse facto.
50427 27/09/2018

Admin \ Customização \ Exportar Customizações - Referências


Passou a ser possível exportar customizações de campos adicionais das Referências.

50419 27/09/2018

Base \ Auditoria - Operações de login

A aplicação estava a remover, diariamente, os registos de login do ERP, o que não acontecia para os registos de login do POS.

50417 27/09/2018

Janela Composição de Artigos - valor liquido do componente


Quando se introduzia artigos na composição de um artigo e se alterava o valor da Fórmula/Factor, o valor liquido do componente da 1ºlinha arredondava às unidades.

50415 27/09/2018

Contabilidade \ Importador de movimentos via eFatura vs centros de custos

Apesar de estar definido na rúbrica para gerar centro de custo e na conta do plano a correspondente ficha de repartição, o movimento de centros de custo não estava a ser gerado nestas circunstâncias.



Nota: Estava a funcionar corretamente caso o movimento fosse gerado com base na ficha de repartição definida na rúbrica.

50414 27/09/2018

eMedical/ Movimentos/ Prescrição de Medicamentos - Histórico de Prescrição

Ao emitir uma prescrição, caso ocorresse um erro na interação com o SPMS (por exemplo por erro de EFR), o botão de gravação estava a ficar ativo e ao fechar a prescrição ou ir para uma nova, surgia a pergunta "Deseja gravar o registo?", dando a ideia de que o mesmo não estaria gravado.



NOTA:

Ao "Imprimir" (submeter) uma prescrição, caso esta não tenha ainda sido gravada pelo utilizador, antes desta ser submetida ao SPMS é efetuada a gravação do registo de forma automática e só depois é que é efetuada a comunicação. Assim, independentemente da resposta subsequente relativamente à submissão da prescrição, o registo é sempre gravado na base de dados sendo, consequentemente, apresentado no histórico de prescrições.



Se o utilizador não pretender manter os registos de prescrições falhadas deve, após resposta de falha na submissão da prescrição, eliminar o registo clicando na opção "Remover Registo" do menu.



Navegando pelo histórico de prescrições para um determinado utente, a diferença entre prescrições efetivamente submetidas e prescrições falhadas é que as segundas têm o botão "Imprimir" ativo permitindo a qualquer momento corrigir o motivo da falha e voltar a submetê-las, enquanto que as primeiras não podem voltar a ser submetidas.
50412 27/09/2018

Integrador Off-Line - Serviço de integração automática

O serviço de integração automática não estava a executar os perfis de integração de dados do integrador offline, em cenários onde fossem invocadas rotinas da "Eticadata.Peripherals.dll" e/ou "Microsoft.PointOfService.dll". Nesses casos era gerado a mensagem de erro:

Erro: Could not load file or assembly 'Eticadata.Peripherals, Version=18.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b4fa931908a2cad3' or one of its dependencies. The system cannot find the file specified.
50407 27/09/2018

SUITE\ Reservas - integração de reservas através do "AvailPro"

Ao integrar as reservas oriundas do channel manager "AvailPro", não estava a ser a trazida a origem de mercado, o que originava sempre a geração da fatura de adiantamento, apesar de configurada para não o fazer.

Também acontecia, por vezes, de numa integração não descarregar algumas das reservas, possivelmente quando existiam reservas canceladas antes de serem integradas.
50406 27/09/2018

Comercial \ Reservas de Encomendas de Clientes a Folhas de Obra

Num cenário de uma encomenda de cliente com duas linhas diferentes com o mesmo artigo e cada uma das linhas terem reserva a uma folha de obra diferente, se porventura a reserva à folha de obra fosse alterada, a informação sobre as reservas de todas as linhas ficava inconsistente.
50398 27/09/2018

Recurso Humanos\ Utilitários\ Importação de ficheiro de relógio de ponto - atribuição indevida da data efeito

Na importação do ficheiro de relógio de ponto, a aplicação estava a preencher indevidamente, com a data do sistema, o campo da data efeito nas linhas dos abonos e/ou faltas importadas.

50396 27/09/2018

ADMP \ Importação/exportação de campos adicionais do GOP


A aplicação passou a permitir importar/exportar campos adicionais do GOP.

50390 27/09/2018

Contabilidade\ Utilitários\ Importação de movimentos via SAF-T PT\ Origem em Vendas - importação de nota de crédito / data do documento regularizado

Ao importar vendas com inclusão de uma nota de crédito que referenciasse um documento existente nos movimentos contabilísticos mas que não tinha preenchido o campo da data do documento (usado para preencher a data do documento regularizado), dava erro de conversão, impeditivo de efetuar a importação.
50385 27/09/2018

POS Front-Office\ Pedidos - envio de pedidos de artigos menu com comentários para impressora de serviço/monitor de cozinha

Quando o pedido tinha artigos menu "discriminados" com comentários, não estava a ser feito o seu envio para a impressora de serviço e/ou monitor de cozinha. -

50384 27/09/2018

Vendas\ Introdução de vendas - aplicação de promoções à linha de preços dos códigos de barras adicionais

Tendo definida uma promoção para a linha de preço associada ao código de barras adicional de um artigo, ao lançar esse artigo pelo código adicional não estava a ser aplicada a promoção.
50380 27/09/2018

GOP \ Autos de medição \ Auto cliente - Diferenças residuais no Valor Executado

Quando se fazia um Auto de medição de cliente, o Valor Executado estava a ser calculado multiplicando a % Executada e o Valor Contratado. Desta forma, o Valor Executado apresentava uma diferença residual, causada pelo arredondamento da % Executada.



Para resolver estas diferenças residuais passou-se a calcular o Valor Executado multiplicando a Qtd. Executada pelo Valor unitário.

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50375 27/09/2018

GRH \ Operações multi empresa - Processamento de Salários

Ao efetuar processamento de salários, através das Operações Multi Empresa, era emitida a mensagem de operação não efetuada e os processamentos não eram realizados com sucesso.

50374 27/09/2018

Gestão Comercial | Promoções


Passou a ser possível duplicar uma promoção já existente. Existe agora um botão "Duplicar Promoção".

50368 27/09/2018

APV \ Orçamentos \ Separadores Serv. Internos, Serv. Externos e Materiais - Pesquisa de Artigos no Movimento

Existe uma opção de Pesquisa de Artigos no Movimento que não estava a funcionar, não abria a janela de procura.
50360 27/09/2018

RGPD \ Consentimentos \ Condutores


Passou a ser possível emitir consentimentos para a tabela de Condutores.

50355 27/09/2018

CRM - Atividades nos documentos (Processos) Rent a Car e Processos Stands

Passa a ser possível criar Atividades CRM para Processos Rent-A-Car e Processos de Stands.

Para isso, deve ser configurada a respetiva atividade no separador CRM do tipo de documento de processos correspondente, de forma análoga ao que já acontecia para documentos, p.e., de GCE.

As janelas de Processos de Stands e de Processos RAC passam a apresentar o separador 'Atividades' onde é possível consultar o histórico de atividades associadas ao respetivo processo.

As janelas de Viaturas e Condutores passam igualmente a apresentar o separador 'Atividades' onde é possível consultar o histórico de atividades de processos com os quais foi estabelecido relacionamento.
50351 27/09/2018

eMobile \ Licenciamento - Gestão de ocupação de módulos da licença

Não estava a ser efetuado corretamente o controlo dos módulos quando estes eram restringidos por grupo ou por utilizador, situação que impedia a gestão de acessos ao utilizador apenas a determinado módulo. A situação era visível quando entrasse pela APP, pois eram carregados sempre todos os módulos da licença.
50346 27/09/2018

Outlook | CRM | Relativo a - System.FormatException: [Format_BadDateTime]

Dependendo do formato de data do Windows, depois de passar a controlar um compromisso (atividade) recorrente do Outlook (Office 365) via addin, ao selecionar o compromisso na agenda do Outlook e clicar no botão "Relativo a", do lado da aplicação ao abrir a atividade correspondente surgia um erro relacionado com o formato de data: [Format_BadDateTime]
50343 27/09/2018

GCE: Geração Automática de encomendas

Passa a ser possível, na geração automática de encomendas, excluir do cálculo de necessidades as encomendas de clientes do tipo 'Para Transferência', bastando para isso, no 1º passo do assistente, ativar a opção 'Excluir encomendas para transferências', disponível quando estiver selecionado o cálculo de necessidades para 'Encomendas de Clientes / Outros Devedores'.



Quando as encomendas de clientes do tipo 'Para Transferência' forem incluídas no cálculo, estas passam também a poder ser selecionadas no 2º passo do assistente, na combo referente ao filtro de tipos de documento de encomendas.
50341 27/09/2018

Suite - Contas - Transferência de artigos entre contas do quarto

Tendo vários encargos lançados pelo POS numa conta hotel para o hóspede principal, ao arrastar (transferir) um artigo de uma conta de um hóspede para outro, os artigos transferidos perdiam a ligação à conta a que se referiam originalmente, ou seja, a rastreabilidade era perdida relativamente à conta origem.
50339 27/09/2018

SUITE: Planning - Saídas

Ao filtrar o Planning clicando no botão "Saídas", não estavam a ser apresentadas as saídas com mudança de quarto a meio da estadia (embora no Mapa - Receção- Saídas Previstas aparecessem corretamente).
50337 27/09/2018

Compras\ Introdução de Compras - descarga para a CTE de valores de IVA não dedutível / distribuição por centros de custo definidos no documento

Tendo configurado na ligação à contabilidade do documento de compra a distribuição do valor do IVA não dedutível com atribuição de custos por linha, quando era lançado mais do que um artigo com a mesma taxa de IVA mas fichas de repartição diferentes, a distribuição dos centro de custo não era feita corretamente, ficando o valor do IVA distribuído apenas pelo(s) centro(s) de custo associado ao "último" artigo.
50336 27/09/2018

POS Front-Office\ Posto com filtro por tipos de entidade\ Edição de Cabeçalho / Pagamento - erro ao inserir nº de contribuinte

Tendo na configuração do posto (no back-office) selecionado mais do que um tipo de entidade, no front-office, na edição de cabeçalho ou na janela do NIF (invocada a partir dos pagamentos), ao inserir os dígitos no campo do número de contribuinte era apresentada a mensagem de erro: "Procedure or function dbo.IsOnSet has too many arguments specified", e não mostrava resultados na lista dos NIF já existentes com os dígitos inseridos.
50335 27/09/2018

Suite \ Faturação - Classificação de movimento de stock

As contas provenientes do POS com classificação de movimento de stock eram passadas para a conta do suite com a classificação de movimento de stock corretamente, no entanto, quando no suite se efetuava a faturação, a conta do hotel perdia esta classificação e, desta forma, a fatura emitida ficava com o campo correspondente vazio.

50332 27/09/2018

CRM - Sincronização Addin Outlook - Erro de sincronização

Ao tentar sincronizar emails a partir do Outlook, por vezes, ocorre a mensagem "Erro de sincronização".



Este problema foi detetado em ambientes com o Microsoft Office 365, podendo contudo surgir noutras versões do Office.

50329 27/09/2018

Autogest\ Rent-a-Car\ Processos de Rent-a-car\ Alteração da classe após faturação - recálculo dos valores já faturados

Após estar gerado um documento de venda, caso se alterasse a classe da viatura, os valores já faturados eram indevidamente recalculados originando novas linhas para faturação.

O campo da classe da viatura passou a ficar bloqueado a partir do momento em que seja feita a faturação (parcial ou total) do processo.
50328 27/09/2018

POS \ Fecho de Caixa \ Descarga para a contabilidade \ Movimento Agrupado com mais de um NIF distinto

Nos documentos agrupados na sessão de caixa, por vezes, o movimento para a contabilidade surgia indevidamente com um ou mais de um NIF distinto.

A situação ocorria apenas em cenários em que o utilizador configurasse explicitamente o documento para gerar recapitulativo e introduzisse fatores na configuração que originasse a descrição da linha diferente.

Como em contexto da certificação AT não deve ser permitida a introdução por movimento de mais de um NIF e porque se trata de um movimento que resume vários documentos, este comportamento teve de ser alterado de modo a que o movimento para a contabilidade do fecho de caixa não discrimine o NIF dos documentos agrupados, sendo aplicável em licenças com país sede Portugal e apenas a movimentos resumidos de fecho de caixa.

50327 27/09/2018

Admin - Exercícios - Ano civil diferente ano fiscal

Numa empresa com exercício definido de Julho de 2018 a Junho 2019, quando se alterava o fim do exercício para Dezembro de 2018, somente apareciam disponíveis nas depreciações mensais os meses de Janeiro a Junho, enquanto deveriam estar a aparecer os meses de Julho a Dezembro.

O problema também estava a ocorrer noutras janelas, nomeadamente, na Simulação de Depreciações, Histórico de Depreciações, Descarga CTE e nas janelas dos Balancetes Contabilísticos.

50321 27/09/2018

POS Front-Office\ Venda - Pagamentos\ Janela do NIF - validação do número de contribuinte

Na janela do NIF (invocada a partir dos pagamentos), se fosse inserido um novo número de contribuinte que não era válido e se usasse a tecla "enter", não estava a ser apresentada a mensagem de validação do mesmo, deixando prosseguir, e depois de confirmar verificava-se que o NIF não tinha sido atribuído, ficando como "consumidor final".
50319 27/09/2018

Tabelas \ Funcionários \ Contrato \ FCT \ Identif. Contrato - Duplicação Funcionários

O número de Identif. Contrato estava, indevidamente, a ser passado para o registo duplicado. Este campo passou a ficar vazio.
50318 27/09/2018

Adm / Plt - Aplicação fecha ao abrir, quando a BD de auditoria não existe

Caso a base de dados de auditoria (RGPD) de um sistema fosse eliminada, ou se ao repor a cópia de uma BD de sistema com auditoria parametrizada não fosse igualmente reposta a BD de auditoria, ao carregar a aplicação esta deixava de funcionar e fechava sem dar qualquer mensagem indicativa do erro ocorrido.



O comportamento foi alterado de modo a que ao carregar a aplicação para um sistema com auditoria parametrizada e a BD de auditoria não exista, é desativada a configuração de auditoria, assumindo o comportamento como se essa empresa não tivesse selecionada para ser gerida pela auditoria.
50317 27/09/2018

Autogest \ Processos RAC \ Processo associado a uma Tabela de Preços com configurações de "Novo Preço / Descontos" por quantidades de Utilização

Quando um processo tivesse associada uma tabela de preço com períodos em "Dias" para "Preços / Desconto por Utilização", se o período de aluguer da viatura abrangesse uma dessas condições da tabela de preços, a aplicação não estava a refletir o "novo" preço no processo de aluguer do Rent-a-Car, apresentando sempre o preço "base" da classe. -

50316 27/09/2018

RGPD - Anonimização e Acesso à Informação de Potenciais Clientes (Autogest)


Passou a ser possível anonimizar os potenciais clientes (Autogest) e consultar o acesso à informação.

50312 27/09/2018

Compras\ Introdução de Compras - Alteração de documento resultante de conversão com descarga para a Contabilidade

Num documento de compra resultante de conversão com descarga on-line para a Contabilidade cujo documento de origem da conversão também movimentou a Contabilidade num mês que estava encerrado, caso se alterasse o custo dos artigos, ao gravar dava o erro: "99999 - Este SqlTransaction está concluído; já não pode ser utilizado", sem indicar o motivo do mesmo.



Nesta situação passou a dar mensagem impeditiva, informando que o mês se encontra encerrado na Contabilidade.

50305 27/09/2018

Investimentos \ Depreciações - Calculo da vida estimada com data de início de utilização anterior ao primeiro exercício na base de dados

A efetuar depreciações em bens cuja data de início de utilização fosse anterior ao primeiro exercício na base de dados, ocorria o erro "A conversão do tipo DbNull para o tipo Double não é valida".



O problema estava relacionado com o cálculo da vida estimada, que ficava erradamente calculada noutros pontos da aplicação, nomeadamente na ficha de investimentos, janelas de Revalorizações, Reconhecimentos/Ganhos Justo Valor e Perdas Por Imparidade, tendo a situação sido normalizada em conformidade.
50304 27/09/2018

Contabilidade \ Utilitários - Procura e Substituição/Transferência

Quando usamos o utilitário de Procura e Substituição/Transferência, no cenário de numeração mensal, se alterasse a data do movimento para um mês diferente, estava a ser alterado indevidamente a data do movimento original (para a nova data), provocando incoerência entre o número do mês (campo ‘intmes’) que se mantinha e o mês da data do movimento. Por exemplo, se alterasse a data de 01-04 para 01-05, o movimento original ficava com o numerador do mês 4 e data de 01-05.
50298 27/09/2018

Integrador Off-Line\ Integração de Encomendas com pagamento de sinal e troco - erro ao importar

Ao importar encomendas cujo pagamento de sinal originou troco, dava a anomalia impeditiva: "O valor do campo Valor do Pagamento que pretende importar não existe".
50295 27/09/2018

Comercial\ Vendas - Artigos com desdobramento de lotes

Quando se lançava um artigo com lote em que a quantidade é superior ao stock existente, caso o artigo não tivesse mais lotes para efetuar o desdobramento, era corretamente lançada uma linha sem lote atribuído mas ao inserir outros artigos nas linhas seguintes, o preço desses artigos ficava indevidamente a zero.
50292 27/09/2018

Comercial\ Vendas - liquidação automática / bloqueio do campo do vendedor

Num documento que gerou liquidação automática, caso fosse alterado o meio de pagamento para conta corrente, ficando novamente pendente o valor total do documento, o campo do vendedor permanecia bloqueado, impossibilitando a sua alteração.
50288 27/09/2018

SUITE | Consulta - Taxa Hotelaria/Turística

A consulta "Taxa Hotelaria/Turística", estava a incluir também os valores do dia seguinte à data de fim da pesquisa, para o campo “Valor faturado”.
50287 27/09/2018

SUITE | Vendas \ Reimpressão Vendas - Original <> Duplicado

Ao fazer a reimpressão de vendas em massa, a numeração da página atual estava sempre a incrementar, em vez de ter em conta a respetiva fatura/via.

50286 27/09/2018

SUITE | Reserva - Linha Reserva nº XX; Número máximo de crianças de escalão Y na reserva ultrapassado.

Quando na tarifa o "Preço Criança" está definido "Por Ordem", ao efetuar uma reserva com uma PAX, p.e., 1A + 1C, se no separador de hóspedes fosse inserido um adulto e uma criança, dependendo da idade calculada para a criança era-lhe atribuída a classificação de faixa etária "Criança1", "Criança2" ou "Criança3" em vez de sugerir sempre a classificação de "Criança1" que é usada no caso de tarifa com preço definido por ordem, fazendo com que surgisse a mensagem de erro "Linha Reserva nº XX; Número máximo de crianças de escalão Y na reserva ultrapassado."



Quando na tarifa o "Preço Criança" está definido "Por Ordem", a aplicação passa a sugerir na linha do hóspede referente à criança a faixa etária "Criança1", independentemente da idade da mesma.

50285 27/09/2018

Fecho de caixa\ Descarga on-line para a Contabilidade - criação de contas de clientes / vendas com fluxos de caixa

Ao fazer a descarga on-line para a Contabilidade do fecho de caixa, caso existissem vendas com novos clientes (cuja conta não estava criada na Contabilidade) com geração de fluxos de caixa, essas vendas não estavam a ser descarregadas no momento de fecho, embora não estivessem em anomalia, sendo necessário executar o diagnóstico de descarga para que fosse gerado o respetivo movimento contabilístico.

50284 27/09/2018

POS - Balança de balcão DIBAL | G310 | Protocolo 8 DELTA - erro de timeout na leitura do peso

Ao lançar artigos no POS com quantidade a granel, com a balança de balcão Dibal G310, era apresentado um erro de PORTA e não era feita a leitura do peso apresentado na balança.
50283 27/09/2018

Vendas\ Introdução de Vendas - controlo de crédito por saldo vencido

O controlo de crédito por saldo vencido estava a considerar sempre o valor do documento atualmente em edição, independentemente da data de vencimento do mesmo, o que por vezes originava a apresentação indevida da mensagem de ter sido ultrapassado o plafond de saldo de documentos vencidos.
50280 27/09/2018

GT Motive - Atualização para a versão GT Estimate v4.35

Foram atualizados os processos de interface Eticadata - GT Motive para a nova release GT Estimate v4.35, disponibilizada em 09/07/2018.
50277 27/09/2018

Recursos Humanos\ Mapas Oficiais (PT)\ Inquérito aos Ganhos e Duração do Trabalho - alterações ao formulário em vigor

Em conformidade com o mapa de Inquérito aos Ganhos e à Duração do Trabalho (IGDT) atualmente em vigor, foram efetuadas as alterações na aplicação a seguir descritas.

- Janela do mapa

. Por deixarem de ser usados na emissão do mapa, foram retirados os campos do fax e da data de disponibilidade da pessoa habilitada a dar informação sobre o inquérito. A opção de incluir a informação da empresa foi também removida.

. Foram acrescentados os novos campos relativos à entidade responsável pelo preenchimento.

- Emissão/Layout do Mapa

. Ajustado o layout e campos de cabeçalho.

. Reajustado o quadro 1 para passar a ter 3 grupos profissionais (em vez de 4), tendo sido agregados numa só categoria os empregados e os operários, tendo o cálculo dos valores das diversas colunas do quadro sido também ajustado para refletir essa alteração.

. Nos quadros 1, 2 e 3 foi retirada a coluna dos pagamentos mensais correspondentes aos subsídios de férias e de natal e a coluna do total de subsídios e prémios regulares passou a excluir os valores dos pagamentos dos subsídios de férias e de natal.

. Passaram a ser excluídos do cálculo de valores do mapa os funcionários cuja situação profissional esteja classificada como "empregador".

. Os funcionários sem situação profissional atribuída passaram a ser considerados no cálculo dos valores do mapa com a situação de "empregado".

50273 27/09/2018

Compras\ Introdução de Compras - reversão de anulação do documento/ afetação dos stocks e conta corrente

Num documento de compra anulado, se fosse revertida a anulação (desativando o campo "Anulado"), o sinal do documento era indevidamente invertido, ficando com indicação de natureza contrária à definida no tipo de documento em causa.

Caso o tipo de documento movimentasse stocks, esta situação provocava a inversão do sentido de movimentação do stock: as entradas passavam a saídas e vice-versa, originando valores errados na quantificação e valorização do stock.

Se movimentasse a conta corrente, nas liquidações e nos mapas (por exemplo, no extrato histórico), o valor do documento aparecia com sinal contrário ao normal sentido de movimentação na conta corrente.

50265 27/09/2018

Compras\ Geração de Encomendas a Fornecedor - filtro por tipo de documento de encomenda de cliente

Tendo ativa a opção de considerar as disponibilidades das encomendas a fornecedor (no 1º passo), caso se definisse filtro por tipo de documento de encomenda de cliente (no 2º passo), na lista de artigos a encomendar (mostrada no 4º passo) não estava a ser considerado esse filtro, pelo que apresentava artigos incluídos noutros tipos de documentos.
50264 27/09/2018

POS | Pagamento - Vales de desconto

Tendo configurado o POS para aplicar automaticamente descontos por volume de vendas, ao fazer o pagamento de uma venda, caso se utilizasse um Vale de Desconto criado previamente, e a venda atual fosse gerar um novo vale de desconto, não estava a ser descontado o valor do vale atual ao valor total a pagar da venda (apesar de na janela de pagamento com vales de desconto os valores se apresentarem corretos) e o novo vale não era gerado.
50261 27/09/2018

POS - Clientes - Procura por Numero de Telefone

A pesquisa da ficha de cliente por número de telefone estava, indevidamente, a apresentar entidades que se encontravam inactivas. O mesmo não ocorria, quando a pesquisa era feita por nº de contribuinte.
50260 27/09/2018

Tabelas \ Entidades \ Funcionários - Data de inicio e fim de contrato

Ao efetuar o registo de um novo funcionário, os campos Data de Início e de Fim de contrato não estavam a ser gravados (apenas eram gravados em edição), tendo a situação sido corrigida em conformidade.

50247 27/09/2018

Contabilidade\ Introdução de lançamentos - repetir registo / numerador mensal atribuído

Tendo numeração mensal, quando a data do último lançamento gravado (guardado nas configurações de Contabilidade das preferências do utilizador) era referente a um mês diferente da data do movimento que estava a ser repetido, indevidamente era sugerido o numerador do mês do último lançamento, em vez de ser usado o numerador relativo ao mês do movimento repetido. Nesta situação caso o número sugerido fosse superior ao numerador do mês do movimento, ao gravar dava erro impeditivo porque iria originar numeração não sequencial.
50246 27/09/2018

Contabilidade\ Parametrização do Apuramento do IVA - alteração das parametrizações com apuramentos existentes / remoção dos movimentos

Se existissem movimentos de apuramento de IVA já efetuados e fosse alterada a parametrização do apuramento, ao gravar era apresentada uma mensagem a questionar a remoção dos movimentos existentes, e em caso afirmativo os movimentos de apuramento eram removidos.

Nesta situação de mudança da parametrização, os movimentos de apuramento existentes passaram a poder ser somente anulados (em vez de serem eliminados).
50233 27/09/2018

Admin \ Gestão bases de dados \ Repor Cópia de Segurança.


Quando se repunha uma cópia de segurança dentro do ERP, feita diretamente pelo SQL, surgia um erro de conversão ("A conversão do tipo DbNull para o tipo String não é valida"). Se a reposição fosse feita diretamente no SQL, o erro já não ocorria.

50231 27/09/2018

SUITE - Troca de Alojamento a meio da estadia

Caso se trocasse de quarto a meio da estadia, ao atribuir alojamentos a uma reserva, na janela de disponibilidades o quarto original era considerado ocupado e o quarto de alteração continuava disponível.
50225 27/09/2018

eMobile \ Movimento de tesouraria

Os movimentos de tesouraria gerados pelas liquidações efetuadas pelo eMobile estavam a ser gravados com hora e minutos nos campos das datas de movimento e data valor na tabela de movimentos de tesouraria. Por esse motivo, ao efetuar um filtro nos movimentos reais apenas para a data de movimento, ou nas folhas de caixa na Tesouraria, esses movimentos não apareciam.
50224 27/09/2018

GCE \ Avisos de vencimento vs Envio de email

Tendo configurado o envio automático de emails de avisos de vencimento, caso o código do documento vencido (a enviar) contivesse hífens (por ex: FT-A), ao enviar o email automaticamente, a aplicação gerava o erro: 99999- A conversão da cadeia "A" para o tipo "integer" não é valida.
50222 27/09/2018

POS - Impressão de talões com imagem utilizando o driver OLEPOS

Caso se utilize o driver OLEPOS e esteja definida impressão com imagem no talão e mais do que uma via, na primeira via a imagem era impressa de forma correta mas nas seguintes o tamanho da imagem impressa era muito reduzido.
50220 27/09/2018

SUITE \ Consultas\ Folha de serviço

Na consulta não estavam a ser apresentadas as reserva com hóspede titular que não fosse de ficha, com o respetivo estado de entrada e a identificação do mesmo.

50209 27/09/2018

POS \ Ecrã de vendas

Num posto do tipo Gourmet - Venda Balcão, ao alternar entre o ecrã de lançamento de artigos nas mesas e o ecrã de vendas pela sequência apresentada abaixo, alguns objetos existentes apenas no ecrã de vendas deixavam de ser apresentados ao voltar ao ecrã de vendas.

Voltando a repetir a mesma sequência já voltavam a ser novamente apresentados:

1 - A partir do ecrã de Vendas, aceder a Mesas;

2 - Entrar numa mesa;

3 - Sair da mesa e voltar ao ecrã de Vendas;

4 - O ecrã de vendas não apresentava todos os objetos esperados;
50203 27/09/2018

POS: Países com Moeda Forte - Pagamento em Moeda diferente do documento

Quando um pagamento era efetuado numa moeda diferente da moeda base, o registo de pagamento e eventual troco não estava a ser efetuado corretamente, o que originava discrepâncias de valores no fecho de caixa.



Nota: Em determinados cenários, dependendo do número de casas decimais definido para as moedas, devido aos arredondamentos derivados da taxa de câmbio, pode ser apresentada a mensagem "O total de pagamento deverá ser igual ao total do documento! Diferença: -XXXXX. Deseja Continuar?" ou ser mesmo gerado troco nos casos em que o valor de diferença seja maior. Independentemente da mensagem apresentada, o Mapa de Fecho de Caixa deve refletir os montantes efetivamente transacionados em cada moeda/meio de pagamento.
50193 27/09/2018

SUITE \ Conta do POS com valor a zero

Ao integrar uma conta do POS no Suite com valor a zero, a aplicação gerava um erro e obrigava a lançar o consumo manualmente na conta do Suite.
50191 27/09/2018

Introdução de Stocks\ Transferência de Stock por integração de encomenda de cliente - desdobramento de lotes

Após integrar numa transferência de stock, uma encomenda de cliente por duplicação com relacionamento, caso existissem artigos com gestão de lotes e fosse feito desdobramento de lotes, ao gravar a transferência estava a dar erro impeditivo de violação de chave primária.
50187 27/09/2018

Comunicação aos Fundos de Compensação - Comprovativo

Passou a ser possível efetuar a emissão de um comprovativo de comunicação com a Plataforma dos Fundos de Compensação do Trabalho, para as seguintes operações:

- Comunicação da admissão

- Alteração de contrato (Alteração do vencimento e/ou diuturnidades)

- Cessação de contrato



Esta operação pode ser efetuada através da janela comunicação aos Fundos de Compensação do Trabalho, disponível nos utilitários, ou invocável a partir da ficha do funcionário.
50184 27/09/2018

Plataforma de Interoperabilidade de serviços da Segurança Social \ Comunicação de vínculo - Comprovativo

Passou a ser possível efetuar a emissão de um comprovativo de comunicação com a plataforma de Interoperabilidade de serviços da Segurança Social, para realizar a operação de comunicar o vínculo.



Esta operação pode ser efetuada através da janela comunicação com a Plataforma de Interoperabilidade de serviços da Segurança Social, disponível nos utilitários ou invocável a partir da ficha do funcionário.
50183 27/09/2018

POS - Integração de encomendas

Em licenças com país sede diferente de Portugal, ao clicar para integrar encomendas numa venda, se não fosse definido previamente um cliente para o documento (editar cabeçalho), era apresentada a mensagem "Nenhuma entidade selecionada", e a janela de seleção de encomendas a integrar não era apresentada. - Depois de confirmar a mensagem é posicionado na janela de edição de cabeçalho, bastando clicar no botão de confirmar e repetir a operação de integrar encomenda.

50171 27/09/2018

Comercial \ Integração de encomendas em documentos de vendas - Preço de Custo

Ao integrar documentos de encomendas em documentos de vendas, o preço de custo dos artigos passou a ser sempre recalculado para o documento de venda, sendo indiferente estar ou não assinalada a opção de Recalcular "Preços e Descontos".
50162 27/09/2018

Contabilidade\ Apuramentos\ Apuramento de IVA - nova execução do apuramento com movimento já existente anulado

Estando efetuado o apuramento de IVA, se o movimento de apuramento fosse anulado manualmente e se voltasse a executar o apuramento, os valores eram atualizados mas o movimento permanecia indevidamente anulado.
50160 27/09/2018

Recursos Humanos \ Report ListagemRecibos_NFN.rdl

Caso fosse reprocessado o recibo Normal após já ter processado o sub. de férias, todas as linhas do recibo normal eram apresentadas no recibo de férias. Era apenas um problema visual (o processamento estava correto), que motivou o ajuste ao report ListagemRecibos_NFN.rdl, em conformidade.
50147 27/09/2018

Contabilidade \ Utilitários \ Importador de Movimentos via eFatura - Viabilização do processo ao importar dados inconsistentes

Por vezes, ocorriam erros durante a importação que se deviam à inconsistência dos documentos no portal e-fatura, nomeadamente, quando o campo da taxa de IVA estava a NULL ou o número do documento contivesse mais de 60 carateres.



Nota: Estas alterações foram efetuadas no webservice eticadata, responsável pela importação dos documentos do portal e-fatura, motivo pelo qual não requerem a aplicação de update.

50008 27/09/2018

Moçambique - Reports de entrega ao cliente


Em Moçambique, os reports de entrega ao cliente não tinham identificados o Número de Autorização da DGI.

Os reports não estavam apresentar a descrição: "Eticadata - Processado por Computador | Software Certificado DGI - Autorização Nº 95/12"



49936 27/09/2018

GRH \ Processamento \ simulação | calculo de faltas de inicio e fim de contrato


Quando se considerava um processamento a 30 dias e um funcionário com entrada a meio do mês, a aplicação estava apenas a considerar as faltas de fim de contrato. A aplicação não estava a contabilizar como faltas os dias desde o início do mês até ao início do contrato.

- Solução\alternativa:

Marcar as restantes faltas de forma manual.

49918 27/09/2018

eMobile - Plataforma/API - Remoção de Sistemas com período de avaliação

Não estava a ser possível remover um sistema, caso tivesse associado um registo de licença de avaliação (período de acesso a todos os módulos de forma gratuita).

49730 27/09/2018

Contabilidade \ Utilitários \ Importador de Movimentos via eFatura \ Dados inconsistentes na origem - Movimento não balanceado

Caso o documento a importar contivesse mais de uma linha com taxa isenta e apenas uma delas tivesse valor, a conta de incidência não era resolvida e o movimento não ficava balanceado.



Nota: Estas alterações foram efetuadas no webservice eticadata, responsável pela importação dos documentos do portal e-fatura, motivo pelo qual não requerem a aplicação de update.
49585 27/09/2018

Contratos \ Processamento de contrato \ Documento de faturação - Geração de atividades

Passou a ser suportada a geração de atividades a partir do documento de venda, quando gerados a partir do Processamento de Contratos.

49239 27/09/2018

Compras\ Introdução de Compras - descarga para a CTE de valores de IVA não dedutível com contas de incidência diferentes

Tendo configurado na ligação à contabilidade do documento de compra a distribuição do valor do IVA não dedutível por contas de incidência diferentes, caso se lançasse dois artigos com a mesma taxa de IVA não dedutível, a conta de incidência de um dos artigos acumulava indevidamente o valor do IVA não dedutível do outro artigo.
49209 27/09/2018

Criação de artigos - Importador ADOC

Ao criar artigos através do importador ADOC, não definindo um valor específico para o campo "bitDispGOP", os artigos ficavam todos disponíveis para GOP pois este campo tinha como valor por defeito "1", contrariamente ao restantes campos idênticos.
49176 27/09/2018

Criação de exercício

Quando ocorria um erro na criação do exercício a aplicação gerava uma mensagem de erro mas criava o exercício na mesma. - Quando existe um erro na abertura do exercício, a aplicação vai gerar uma mensagem de erro e vai cancelar a abertura do mesmo.
49153 27/09/2018

Tabelas - Inserir Lista

Quando se tentava inserir uma lista, em qualquer uma das tabela, surgia um erro ao abrir o editor de consultas. O ID do editor de consultas não estava a ser preenchido automaticamente.

49152 27/09/2018

Comercial \ Financeira \ Liquidações com 3 casas decimais

Quando se imprimiam liquidações, em que o total a liquidar tinha 3 casas decimais, a aplicação pendurava e acabava por fechar. Isto ocorria, quando a parte decimal era igual ou superior a .995 e está relacionado com o extenso que apenas suporta até 2 casas decimais. Nestes casos, já não ocorre o erro e o extenso será apresentado com base no valor truncado às duas casas decimais.

49134 27/09/2018

Contabilidade\ Introdução de Lançamentos - inserção de novo número de contribuinte / criação de ficha de entidade

Caso se insira um novo número de contribuinte é apresentada a mensagem a questionar a criação de ficha da entidade. Se fosse indicado para criar a ficha, apresentando a janela da entidade genérica e se fechasse de seguida, ao aceder posteriormente a um novo registo na tabela de fornecedores (ou de clientes) era apresentado já preenchido o campo do contribuinte, com o número inserido anteriormente no lançamento da Contabilidade.
49114 27/09/2018

Vendas\ Introdução de Vendas - Lançamento de artigos com aplicação de duas promoções em simultâneo

Tendo duas promoções criadas de diferentes tipos (por exemplo, percentagem de desconto e novo preço), a aplicar consoante a quantidade do artigo, quando se começava por inserir uma quantidade que fazia aplicar a promoção com prioridade mais baixa (da percentagem de desconto), e depois se alterava a quantidade de forma a aplicar a outra promoção com prioridade superior (de novo preço), esta última não se sobrepunha e o artigo acumulava as duas promoções (ficava com o novo preço e o desconto). Por outro lado, se fosse novamente alterada a quantidade de modo a fazer aplicar a primeira promoção (da percentagem de desconto), o preço e/ou descontos não eram recalculados (mantinha o novo preço).

Na situação de ter duas promoções em vigor aplicáveis ao mesmo artigo, é primeiro aplicada a promoção com prioridade superior, e caso se altere a quantidade do artigo serão novamente recalculadas as condições de venda, de acordo com a promoção (de prioridade mais alta) que for aplicável a essa quantidade.
49110 27/09/2018

Contabilidade\ Introdução de Lançamentos - contas com retenção de IRS/IRC / atribuição do tipo de rendimento

Na janela de retenção de IRS/IRC, o campo do tipo de rendimento passou a ser editável, de forma a permitir associar o mesmo tipo de rendimento a rubricas diferentes, consoante a retenção em causa.

Assim sendo, o campo do tipo de rendimento passou a disponibilizar sempre a lista de todos os rendimentos, independentemente da rubrica em questão estar, ou não, associada a um tipo de rendimento, mantendo o atual comportamento de sugerir o primeiro tipo de rendimento que for encontrado associado à rubrica da conta.

Além disso, para as empresas com licenças que incluam o módulo de Contabilidade de Gestão e não tenham o módulo de Recursos Humanos, passou a ser disponibilizada a (edição da) tabela de tipos de rendimentos.
49108 27/09/2018

Comunicação de Inventários à AT - Código de barras vazio

Em algumas bases de dados existem artigos sem código de barras atribuído, sendo que na base de dados em vez de apresentar o valor NULL está com uma string vazia. Esta situação fazia com que, nesses casos, ao gerar o ficheiro XML esses artigos ficassem com o campo do código de barras vazio.

Quando na BD o campo do código de barras estiver vazio, passa a ter o mesmo comportamento de quando está com o valor NULL, colocando no respetivo campo do xml o código do artigo.
49083 27/09/2018

GCE: Documento Retificativo

Ao imprimir um documento retificativo usando os reports "VNDDocumentoRetificativo.rpt" ou "VNDDocumentoRetificativo.rdl", quando uma linha do documento reportava a mais do que um documento, apenas era apresentado o primeiro documento seguido de "...".

Quando uma linha do documento reporta a mais do que um documento, os reports "VNDDocumentoRetificativo.rpt" e "VNDDocumentoRetificativo.rdl" passam a apresentar todos os documentos a que a linha reporta.
49078 27/09/2018

ERP - DashBoards - Widgets

Num widget de gráfico tipo 'Pie', quando se passava o rato por cima do gráfico não aparecia a caixa de valores e percentagem de cada fatia.
48977 27/09/2018

Comercial \ Integração de Encomendas - Intrastat

Ao integrar uma encomenda de fornecedor num documento de compra através do processo de integração antigo, caso a encomenda não estivesse configurada para gerir Intrastat e/ou na linha do artigo não tivesse os códigos pautal preenchidos, no documento de compra, não era preenchida a informação relativa ao Intrastat.

Assim, caso o documento de encomenda tenha esta informação preenchida, será essa a preenchida no documento de compra, senão serão herdados os valores por defeito do documento de compra.

48963 27/09/2018

ADMP \ Abertura de Exercício

No caso de existir uma conta do plano de contas que tenha associada uma conta de IVA que não exista no plano, a aplicação gerava erro ao abrir o exercício mas criava o exercício na mesma. - Quando existe um erro na abertura do exercício, a aplicação vai gerar uma mensagem de erro e vai cancelar a abertura do mesmo.
48938 27/09/2018

Admin\ Edição de empresa\ Criação de exercício sem empresa aberta - indisponibilidade da opção de inicializar numeradores

Caso não estivesse aberta uma empresa, na janela de edição de empresas, ao criar um novo exercício a opção de inicializar numeradores/novas séries não estava a ser disponibilizada.
48864 27/09/2018

Comercial - Compras (Ligação á CTE)

Na janela de 'Movimentos de Contabilidade', apresentada ao confirmar compras com ligação à CTE quando ativa a descarga On Line, foi aumentado o tamanho da caixa de texto que apresenta o Número do Documento pois para números formatados com muitos caracteres estes não eram apresentados na sua totalidade.
48790 27/09/2018

GOP \ Secções - Tipos de documentos disponíveis nos orçamentos

Nas janelas Orçamento, Projectos, Registo de Obra, Autos de Produção, Autos de Clientes e Autos de Subempreitadas, passaram a ser apresentados, apenas os tipos de documentos que estão disponíveis na secção.
37220 27/09/2018

Processamento dos recibos avulsos de Sub.Férias e Sub. Natal

Passou a ser possível processar os Sub. Férias e Sub. Natal, sem depender de condições prévias para os mesmos serem processados, nomeadamente, no caso de férias, da marcação de férias ou definir o funcionário com processamento por duodécimos, e no caso do Subsídio de Natal, definir uma data para processamento desse recibo.



A partir deste update, o utilizador já poderá lançar abonos para determinado recibo e processá-lo em conformidade.



A estratégia passou pela adoção dos recibos adicionais F e G, que passaram a estar reservados para esse efeito, pelo que a associação de abonos a esses recibos e invocação do seu processamento, respeitam as mesmas regras dos restantes recibos adicionais (A,B,C,D, e E).



Implementação:

- Os recibos adicionais F e G passam a ser reservados para respetivamente Subsídio de Férias e Subsídio de Natal, e passaram a designar-se "F (Sub.Férias)" e "N (Subsídio de Natal).

- O processamento desses recibos são similares aos Subsídios de Férias e de Natal automáticos, pelo que obedecem às mesmas regras em relação ao tipo de calculo da retenção do imposto (normal, específico ou individual), e à configuração da empresa (grh \ processamento\Taxa de Retenção - Aplicar por recibo (Sub.Férias/Natal)

- Na Declaração Mensal de Remunerações os abonos processados nestes recibos são calculados para os tipos de rendimento de Subsídio de Férias e de Natal.

- Foram revistos alguns mapas de forma a efetuar o agrupamento dos recibos avulsos com os recibos análogos de Subsídios de Férias e de Natal automáticos.

- Descarga para a contabilidade - Estes novos recibos (avulsos) passam a ser descarregados junto com os correspondentes movimentos de contabilidade relativos ao Subsídio de Férias e de Natal.

- Descarga para a tesouraria - Quando a descarga for efetuada por tipo de recibo, os recibos avulsos de tipo F (Férias) e N (Natal), serão agrupados aos tipos de recibos de Subsídios de Férias e de Natal automáticos que já existiam.



- Nota: Os tipos de recibos F e G, agora designados por "F (Férias) e "N (Natal), assumem agora outra conotação, pelo que, no caso de terem sido processado algum deste tipo de recibos anteriormente, o utilizador deverá ter presente que os mesmos passarão assumir o contexto atual, ao nível de mapas (incluindo DMR) e descargas para a tesouraria e contabilidade. Se porventura houver necessidade de efetuar alguma operação nesse período, aconselha-lhe a que o conteúdo desses recibos seja transferido para qualquer dos outros recibos adicionais (A,B,C,D, e E), pelos que aplicação possui.
50213 19/07/2018

Comercial \ Descarga para a contabilidade - Opção Recalcular Custos

Quando selecionada a opção "Recalcular Custos" estavam a ser apresentados para descarga alguns movimentos com indicação de "linhas inválidas", apesar de os movimentos estarem corretos. Neste cenário o movimento não era descarregado para a contabilidade.
50202 19/07/2018

Contabilidade \ Reconciliação de movimentos - Reconciliação automática (com base no extrato)

No caso de ter várias linhas com o mesmo valor e ter apenas selecionado o critério de reconciliação por "Valor", se efetuasse reconciliação automática, a aplicação reconciliava as linhas dos movimentos de contabilidade com as do extrato corretamente, mas somava indevidamente os valores das linhas não reconciliadas quando estas tivessem valores exatamente iguais aos valores das linhas reconciliadas.



Desta forma os valores nos campos "Reconciliado" entre o movimento de contabilidade e o movimento do extrato não ficava igual e ao gravar a reconciliação gerava uma mensagem impeditiva de inconsistência de valores.

50201 19/07/2018

Rent-a-Car \ Processos Rent-a-Car \ Entrega/Recolha - Local de entrega

Por vezes, o "Local de Entrega" no separador "Entrega/Recolha" não coincidia com a informação que consta no separador "Geral" do processo. A situação ocorria porque aquele campo não estava a ser carregado ao navegar pelos registos (processos), herdando sempre a informação que constasse no primeiro registo acedido.
50200 19/07/2018

POS Front-Office\ Pedido de mesas - anulação de linha após envio de pedido para impressora/monitor de cozinha

Tendo sido lançado um pedido de artigos compostos com envio para a impressora e/ou monitor de cozinha, ao voltar ao pedido, caso se anulasse a primeira linha, ao sair do pedido dava o erro impeditivo: "Erro: ForeignKeyConstraint LinhasComp requer a existência de valores chaves subordinados (…) na tabela principal".
50199 19/07/2018

POS \ Front Office \ Impressão de Pedidos de cozinha - Informação do número de pessoas

Passa a ser possível no layout de impressão de cozinha incluir a tag [#5 NPessoas#], que pode ser utilizada no Gourmet_Cozinha.CFDoc ou outros documentos. Por defeito, este report não tem incluído o campo.
50196 19/07/2018

POS \ Front Office \ Pagamento de Cartões de Consumo - Possibilidade de acesso à janela de encomendas

A partir dos tipos de postos "Pagamento Cartões de Consumo" e "Cartões de Consumo com Pagamento", passa a ser possível chamar a janela de Encomendas, através da barra de menus.

50195 19/07/2018

Rent-a-Car \ Processos Rent-a-Car - Valor/Dia vs Tabelas de Preços

O campo "Valor Dia" representado no report "docContratoRAC.rdl" estava a mostrar de forma fixa o valor do campo da janela de Processos RAC \ Separador "A faturar" \ Valor Dia. Como a classe não tinha definido o "valor dia" de referência (tipos de valores), o referido campo ficava a zero e como consequência o report também apresentava zero.

Foi ajustado o report para o campo "Valor Dia" passar a apresentar o 1º "valor dia" definido na tabela de preços para a classe em questão. Caso o processo não tenha associada tabela de preços, apresenta o valor original.

50181 19/07/2018

Vendas \ Mapas \ POS \ Diário de Vendas | Por tipo de documento - Valor Pago

Caso num pagamento fosse utilizado mais de um meio de pagamento e o valor do troco fosse superior ao valor a pagar, no diário de vendas, por tipo de documento, a coluna Valor Pago surgia incorretamente com o valor negativo.
50173 19/07/2018

POS Front-Office\ Lançamento de comentários - possibilidade de usar o botão do lado direito do rato

O lançamento de comentários passou a poder ser invocado através do botão do lado direito do rato sobre o teclado de artigos, mantendo-se a

funcionalidade de invocar os comentários através de clique prolongado com o botão esquerdo do rato.
50164 19/07/2018

Autogest\ Rent-a-Car\ Processos RAC - Faturação de itens com limite de valores

Quando existiam itens da lista de verificação que tinham definidos valores máximos de faturação, por vezes, ao lançar as respetivas linhas na faturação, devido a questões de arredondamento, o valor máximo era ultrapassado ou ficava abaixo do limite.
50159 19/07/2018

Recursos Humanos \ Abonos Fixos associados aos Subsídios de Férias e de Natal - Replicação do abono ao reprocessar

Por vezes, os abonos fixos associados aos subsídios de Férias e de Natal eram replicados tantas vezes quanto o número de vezes em que os recibos fossem reprocessados.

Esta situação apenas ocorria caso repetisse processamento destes recibos sem processar em simultâneo o recibo normal, comportamento que foi corrigido em conformidade.
50130 19/07/2018

Suite\ Consultas\ Mapas Oficiais (PT)\ INE - erro ao abrir/calcular / países sem código "ISO"

Ao abrir/calcular o mapa, caso no mês de emissão do mapa existissem hóspedes com país de residência para o qual não estava atribuído o código "ISO" (Alfa-2), apresentava a mensagem de erro: "Invoke operation 'GetDadosINE' failed. A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto", e não calculava quaisquer valores.

No cenário atrás referido, passou a ser dada mensagem de aviso ao abrir e/ou calcular o mapa, a informar do(s) país(es) sem código ISO atribuído e no quadro 1, os valores referentes aos hóspedes desses países passam a aparecer discriminados na área de "Outros Países" e identificados pelo código "ICAO ".
50096 19/07/2018

ADM/PLT \ RGPD \ Emissão de Consentimentos \ Potenciais clientes (Autogest)

Passou a ser possível emitir consentimentos para os "Potenciais Clientes " do autogest. Tal como nos outros casos, a recolha do consentimento poderá ser efetuada através do BackOffice ou a partir da app DGPR - Authorization.



50038 19/07/2018

Compras\ Encomendas/Orçamentos\ Geração automática de encomendas - nova opção de reserva de necessidades de clientes

No primeiro passo do assistente de geração de encomendas a fornecedor foi disponibilizada uma nova opção: "Reservar necessidades de clientes (Encomendas e O.Rep.)", para efetuar reservas às encomendas de fornecedores.

Esta opção está apenas disponível quando a empresa está configurada para efetuar gestão de reservas.

Quando ativada, indica que serão automaticamente efetuadas reservas às encomendas a gerar aos fornecedores, das necessidades apuradas para as encomendas de clientes e ordens de reparação de Oficinas e/ou APV. As quantidades reservadas serão feitas para as quantidades ainda não reservadas dessas encomendas/ordens de reparação e de acordo com as necessidades calculadas.

Caso existam reservas a efetuar relativas a diversas encomendas e/ou ordens, o critério de realização das reservas será por (ordem crescente de) antiguidade das mesmas: data de entrega das encomendas e data dos documentos de ordens de reparação.

Após a geração das encomendas aos fornecedores, a consulta das encomendas e/ou ordens de reparação para as quais foram efetuadas reservas pode ser feita através do botão de acesso à janela de reservas, diretamente nas linhas das encomendas geradas.
50020 19/07/2018

Tabelas\ Autogest\ Viaturas\ Editar Viaturas\ Opções Avançadas\ Definir Filtros Por Campos - indicação da marca

Se fosse selecionada uma marca, ao confirmar o filtro dava o erro: "99999 - A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto".
50019 19/07/2018

Financeira \ Introdução de Liquidações - Reversão de anulação de uma liquidação a fornecedores com valores por conta

Ao desmarcar de anulado uma liquidação a fornecedor que gerou um pagamento por conta, após a gravação o pendente de liquidação relativo ao valor por conta não estava a ser apresentado.



Nota: Foi ainda detetada uma situação em que ao gerar a liquidação com valor por conta nem sempre estava a ser gerado o respetivo pendente do valor por conta, situação que também ficou estabilizada.

49998 19/07/2018

Adm/Plt \ Operações de Caixa (POS) com suporte a Regras de Validação e Eventos de customização

As operações de caixa do POS passaram a suportar regras de validação e eventos de customização, nomeadamente na Abertura de Caixa, Movimentos de Entrada e Saída de Caixa e no Fecho do Caixa.



Os eventos implementados foram os seguintes:

Novo registo, Antes Gravar, Depois de Gravar, Antes Remover e Depois de Remover



As regras de validação são aplicados nas ações de gravar ou remover (quando aplicável).

49226 19/07/2018

Contabilidade\ Utilitários\ Diagnóstico de Fluxos de Caixa - Melhorias diversas / novos "diagnósticos"

No diagnóstico de fluxos de caixa foram efetuados diversos ajustes e melhorias, a seguir enumerados.



- Acréscimo de dois novos "diagnósticos", no 1º e 6º passos, para deteção das seguintes anomalias:

. 1º passo - contas do plano base/operacional com configurações incorretas ao nível dos fluxos de caixa. Neste passo são apresentadas as contas do plano que tenham conta de fluxo devedor/credor igual à de reflexão e/ou contas de reflexão associadas como contas de fluxo devedor/credor.

. 6º passo - movimentos com contas de caixa não configurados para gerar fluxos de caixa. Neste passo são mostrados os movimentos que contêm contas de caixa mas que não reúnem todos os requisitos para poderem gerar fluxos de caixa.



- Na sequência da introdução do novo diagnóstico do 1º passo foram também inseridas validações na edição das contas do plano, de forma a que deixem de ocorrer as anomalias detetadas nesse passo. Assim sendo, na conta de reflexão (no separador "Fluxos de Caixa") passou a não ser possível indicar uma conta igual à do fluxo devedor/credor ou uma conta já associada no plano a um fluxo devedor/credor. A validação da conta de reflexão é efetuada no momenta da gravação da conta do plano (base/operacional).



- Nos diversos passos do diagnóstico (do 2º ao 6º) deixaram de ser apresentados como tendo anomalias, os movimentos anulados e/ou "simétricos", uma vez que ao não provocar a movimentação de valores nas contas, inviabilizam a geração de fluxos de caixa.
49035 19/07/2018

GOP \ Projetos - Custos por nível de controlo

Passa a ser possível efetuar o controlo dos custos por um nível de controlo. A ideia é poder controlar apenas os recursos que mais impacto têm sobre o orçamento/projeto.



Deste modo, foram criados campos de nível de controlo nas janelas de edição de Artigos, tipos de artigos, tipos de documentos GOP para o tipo "Projeto" com o intuito de registar o nível de controlo dos artigos e dos projetos.



Foi alterado o processo de criação de projetos para carregar para o projeto os itens em função do nível de controlo configurado no tipo de documento.

- Este nível pode ser alterado no próprio projeto.

- A classificação é numérica sendo que o valor zero é o mais abrangente. Por exemplo, se indicar o nível de controlo 2, significa que serão excluídos da visualização os itens (classificados no artigo ou no tipo de artigo), com nível superior a 2.

- Para que seja assumido o nível de controlo definido na tabela de Tipos de artigos, os artigos associados a esta tabela não poderão ter nível definido.



Foram alteradas consultas e tabelas para apresentarem, nas que fazem referência a desvios, os recursos com níveis de controlo e nas restantes os recursos todos.



Assim, é gerido com base no nível de controlo

- Nos Projetos, na tabela de recursos, (em detalhes \ Recursos), onde poderá ser alterado o nível de controlo (no separador vertical - Parametrizações).

- A listagem 'Desvio por item' e a consulta "Estado do Projeto"



O nível de controlo não é aplicável (apresenta os recursos todos) nas consultas "Proveitos e Custos", "Saldo do Projeto" e "Resumo Custos Projeto" e listagens "Projetos - Recursos", "Projetos - Recursos (Com custos)", "Recursos distribuição" e "Recursos distribuição (Com custos)".

49032 19/07/2018

GOP \ Projetos - Identificação / Imputação dos custos às tarefas registadas a partir das compras, stocks e produções.

Passa a ser possível imputar por item ao projeto os custos registados a partir das janelas de compras, stocks e produções. Para o efeito, foi adicionada à grelha de detalhe de cada uma das janelas, a coluna Item do Projeto.

Com esta implementação, no projeto o custo é imputado ao correspondente item sendo refletido esse mesmo custo para os níveis superiores do articulado.
48852 19/07/2018

Suite\ Reservas - novas permissões para alterar o número do alojamento

De forma a poder impedir que o número do alojamento possa ser alterado depois de já ter sido atribuído na reserva, foram disponibilizadas duas novas permissões de utilizador para as janelas de reservas e planning em: Back-Office\ Movimentos\ Suite.

A nova permissão nas "Reservas", designada por "Alojamento", encontra-se integrada e condicionada pela opção de "Alterar", só podendo ser ativada (ou desativada) quando existe permissão para alterar as reservas.

A nova permissão do "Planning" designa-se por "Alterar Alojamento", e de igual modo, só será tida em conta quando o utilizador tiver permissão para alterar reservas.
47011 19/07/2018

Suite\ Tabelas\ Terceiros\ Entidades - nova opção para discriminar hóspedes na faturação

Na ficha da entidade foi adicionada uma nova opção: "Apresenta hóspedes na fatura", a qual possibilita a discriminação dos hóspedes na faturação efetuada para a entidade em causa.

Por defeito, a opção encontra-se sem valor atribuído, e nesse caso é respeitada a configuração já existente nos parâmetros de suite (na edição do estabelecimento). Uma vez ativada ou desativada a opção na entidade, prevalece sobre a configuração dos parâmetros suite.
47009 19/07/2018

Suite\ Tabelas\ Terceiros\ Entidades\ Hóspedes - ajustes no agrupamento e layout dos campos

No sentido de agilizar o registo/cadastro de um novo hóspede foram efetuados alguns ajustes no layout dos campos, tendo sido colocados os campos obrigatórios no mesmo separador das informações pessoais, que passou a ser o primeiro separador a ser apresentado. Neste separador passaram a ser incluídos também os campos da morada e dos contactos, pelo que deixou de existir o separador "Contactos".

Foi ainda disponibilizado um novo separador "Outros Dados", com os campos relativos aos dados do cartão de crédito e outras informações.

Os campos "Consumidor Final" e "Nº Contribuinte" passaram a ser apresentados no cabeçalho da janela.

O campo da subzona do hóspede passou a ser preenchido por defeito com a subzona (definida na ficha) da empresa.
Revisão: 
Tipo de atualização: 
Fix